Este fim de semana reserva os últimos dias da 98ª Expofeira de Pelotas. O que anima os feirantes e organizadores do evento depois de uma semana chuvosa é o tempo firme, com o sol que tende a dar as caras em grande parte dos dois dias, gerando a expectativa de aumento de público circulando nas dependências da Associação Rural de Pelotas (ARP).
Ideias para pequeno porte
Pela primeira vez visitando a feira, Fátima Silva, 59 anos, revela que tem um pequeno sítio no interior da cidade, onde cultiva uma horta de pequeno porte, e para onde vai junto do marido para descansar. A visita à Expofeira rendeu dicas importantes sobre os cuidados com a área de cultivo.
“Na parte da Embrapa, conversamos com o pessoal, pegando informações e levando informações para o nosso pequeno espaço. Temos hortinha, plantas frutíferas”, conta Fátima. “E tem mais: essas frutas diferentes aqui, coisas novas para olhar e ideias para o nosso sítio”, diz.
Motivação para o fim de semana
Além disso, do lado dos comerciantes a euforia maior envolve os dias de sábado e domingo. Na opinião de Fábio Madruga, 46 anos, que trabalha com marcenaria criativa, expondo torneados de madeira e móveis rústicos, os melhores dias de feira serão neste fim de semana.
“O público está calmo ainda por causa do tempo. A expectativa é que aumente bastante no sábado”, afirma o vendedor. “É importante o pessoal vir prestigiar a feira e o comércio local, isso mostra a reconstrução e a força do povo gaúcho. Eu não fui afetado. Mas muita gente aqui foi e está mostrando sua garra”, conclui.
Para o presidente da ARP, Augusto Rassier, a perspectiva para os últimos dias de feira é a melhor possível, sendo o momento mais aguardado. “O grande propósito da feira é trazer o público, a sociedade, o pessoal da cidade para dentro do parque para comungar conosco. Todos os predicados, todas as valências que o setor do agronegócio regional tem e que estão sendo expostos através da Expofeira”, aponta Rassier.