Em setembro, mais de quatro milhões de toneladas passaram pelo Porto de Rio Grande. O número representa um aumento de 17% em relação ao agregado de cargas de agosto. O segmento mais embarcado foi o de granel sólido, com mais de 2,5 milhões de toneladas.
No acumulado dos noves meses de 2024, por outro lado, houve uma queda de 0,34% no total de cargas ante o mesmo período de 2023. Já os portos de Pelotas e Porto Alegre tiveram uma diminuição ainda mais significativa.
Entre os principais produtos do granel sólido que passaram pelos terminais no mês passado estão os grãos e os fertilizantes. As cargas em geral foram o segundo segmento que mais movimentou embarques e desembarques com 1,1 milhão de toneladas, seguida pelos graneis líquidos com 315,4 mil toneladas.
Conforme o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o crescimento em setembro é oriundo do escoamento de safras e do aumento de algumas cadeias de mercadorias. “Quando a gente vê a movimentação de soja em grãos, trigo, cavaco de madeira, são produtos de crescimento”.
A última vez que o Porto de Rio Grande alcançou quatro milhões de toneladas em setembro foi em 2021. “Foi um ano de supersafra”.
Queda em relação a 2023
Entre janeiro e setembro deste ano, o total de cargas movimentadas no Porto de Rio Grande foi de 31,8 milhões de toneladas, número que representa uma queda de 0,34% ante o mesmo período de 2023. Porém os terminais rio-grandinos foram os que apresentaram a menor queda em relação aos outros portos do Estado: Pelotas (-16,68%) e Porto Alegre (-15,82%).
Conforme o gerente operacional do Porto de Pelotas, Antônio Campos Ozório, a queda teria sido ocasionada pelos 18 dias que o cais pelotense ficou fechado com as cheias de maio. “O período das enchentes impactou na diminuição dos volumes. Esperamos recuperar parte dessa movimentação até o fim do ano”.
Para o presidente da Portos RS, a pequena variação negativa no Porto de Rio Grande demonstra a capacidade de manutenção das cargas do cais mesmo diante das adversidades causadas pela enchente. “Apesar de tudo isso, nós temos praticamente a mesma movimentação do ano passado, é um número animador que mostra a nossa capacidade de retomada”.
Mercadorias
Entre as mercadorias que passaram por Rio Grande, a soja em grão foi o destaque de crescimento entre 2023 e 2024 com um aumento de 2,5%. Neste ano foram 7,2 milhões movimentadas, seguida pela celulose com 2,8 milhões de toneladas e pelo farelo de soja com 2,7 milhões de toneladas.
Com 14,2 milhões de toneladas, o segmento de grãos agrícolas, farinhas, farelos e cereais lidera no cais rio-grandino.
Importações e exportações
Até setembro, 7,6 milhões de toneladas de importação chegaram ao Porto de Rio Grande. A China lidera a origem das cargas com 1,179 milhão de toneladas. Em segundo lugar está a Argentina com 1,132 milhões de toneladas. Já a Rússia aparece com 608 mil toneladas.
Da mesma forma, a China é o destino do maior número de mercadorias exportadas. Foram 7,3 milhões de toneladas. Já para o Vietnã foram 880 mil toneladas e para o Irã 854 mil toneladas. No total, 17, 7 milhões de toneladas de cargas foram exportadas para mais de dez países pelo Porto de Rio Grande.