Expofeira realiza admissão de bovinos para julgamento
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira13 de Novembro de 2024

Programação

Expofeira realiza admissão de bovinos para julgamento

Processo técnico avalia se os animais atendem aos padrões específicos da raça

Por

Expofeira realiza admissão de bovinos para julgamento
Animais passaram pelos bretes nesta terça-feira (8). (Foto: Jô Folha)

A 98ª Expofeira de Pelotas segue movimentada e o Centro de Manejo da Associação Rural de Pelotas (ARP) está com plena programação. Nesta terça-feira (8), começou o julgamento de admissão de touros, com a raça Montana pela manhã, e os da raça Angus, na parte da tarde.

O julgamento de admissão é um processo técnico que avalia se os animais atendem aos padrões específicos da raça que pertencem. O protocolo é conduzido por especialistas que verificam características físicas, comportamentais e genéticas dos touros.

Na inspeção da raça Angus, destinada à produção de carne, dez animais passaram pelos bretes, onde são avaliados, marcados e pesados, por profissionais zootecnistas e veterinários. Jaqueline Fadrique, da Inspetoria Veterinária de Pelotas, participa da análise dos touros antes de entrarem nos curros. Nessa parte se confere a documentação sanitária, exame de tuberculose e brucelose bovina, além de nota fiscal e registros dos animais.

“Nós conferimos se os animais não apresentam nenhuma enfermidade infectocontagiosa, carrapato, verrugas ou fungos. A gente faz um apanhado geral da saúde deles”, explica Jaqueline. “Os técnicos da raça que fazem a admissão e a pesagem dos animais. Eles têm uma tabela de peso. Tem que estar de acordo para participar”, acrescenta.

Critérios de análise

Proprietário de animais, Rogério Assis acompanha o procedimento apoiado no curral de espera. Ele esclarece que o julgamento de trios analisa três animais homogêneos, ou seja, do mesmo tipo e com pesos semelhantes. “Em um animal se olha a quantidade de carne, a costela, a pureza racial, aprumos, para classificar o animal ideal que possa ir ao campo trabalhar”, pontua.

Legado de família

Quem também aproveita o evento para conferir a passagem dos animais dentro do curral de espera para o brete de pesagem é o médico veterinário, Klaus Viñas, de 29 anos. Ele visita a feira em todas as edições. Neste ano, acompanhado do filho de dois anos, com o objetivo de habituar a criança ao meio rural desde cedo.

“É fundamental que a criança tenha contato com a natureza e o agronegócio desde pequeno, para que perca o medo e comece a ser incentivada, como uma diversão. Conforme forem passando os anos, quando ficar adolescente, já vai querer vir para a exposição, trazer algum bicho, e daqui a pouco trabalhar nisso como eu trabalho”, projeta o pai.

Acompanhe
nossas
redes sociais