A 26ª edição Leilão Montana da Gruta ocorre nesta terça-feira (7), às 19h, durante a 98º Expofeira de Pelotas. 25 touros com certificado CEIP e 32 fêmeas da raça estarão em exposição na pista do Pavilhão Álvaro Azevedo. Também na mesma data está programado o julgamento da raça 100% brasileira, composta principalmente por linhagens zebuínas, como o Nelore, e britânicas, como Angus, Hereford e Devon.
Segundo engenheira-agrônoma, pecuarista e proprietária da Estância da Gruta, Anna Luiza Berchon Quinto Di Cameli, o Composto Montana rende animais produtivos, rústicos e altamente resistentes justamente por ser formado por diferentes cortes de sangue.
“O cruzamento composto acelera o processo de melhoramento de rebanhos focados em qualidade de carne. Assim, temos exemplares superiores, que conseguem herdar o melhor de cada raça”, explica.
Um dos destaques do Composto Montana, de acordo com o médico veterinário Fernando Velloso, é a característica única de retenção de heterose. “A raça nos oferece animais com biotipo mais produtivo, maior correção estrutural e, além disso, melhores caracterizações enquanto touro. Por ser formado por vários grupos raciais, a cada geração, ele mantém altos níveis do vigor híbrido”, comenta.
Vantagens
Dentre outras vantagens encontradas na raça estão a produção de carne de qualidade premium, com marmoreio, suculência e baixo teor de gordura; fácil adaptação a diferentes condições climáticas, incluindo regiões quentes e úmidas do Brasil, devido à seleção genética que combina características de raças zebuínas e taurinas. Também tem boa conversão alimentar e ganho de peso de maneira eficiente, reduzindo os custos de produção.
Leilão
O leilão também terá transmissão pelo Lance Rural e Knorr Leilões. Conforme Anna Luiza o remate irá reunir exemplares de ponta. “Serão exemplares ideais para pecuaristas que buscam aumentar a produtividade e variedade dos seus rebanhos”, afirma.