A assistente social Darlene Torrada Pereira (PT) fez história ontem ao se tornar a primeira mulher eleita como prefeita no município de Rio Grande. A candidata recebeu 49,13% dos válidos, o que corresponde a 44.141. O segundo colocado, o candidato à reeleição Fábio Branco (MDB), conquistou 34,12% dos.
Essa é a segunda vez que Darlene se candidata ao cargo. Em 2020 ela obteve 36,19% dos, ficando em segundo lugar. A candidata eleita chegou na coletiva de imprensa muito emocionada e aplaudida pelos apoiadores da candidatura.
Antes de ir ao encontro do eleitorado na festa que estava acontecendo na rua General Neto entre General Vitorino e Doutor Nascimento, Darlene se disse muito feliz porque não se sentia sozinha e, durante a campanha, tinha entregado tudo que estava na sua capacidade. “Eu estou aqui representando a força feminina e é assim que eu quero governar, com todas as mulheres rio-grandinas, as que votaram e as que não votaram em mim, assim como todo o povo que votou e não votou em mim. A gente não está aqui para competir com os homens, mas a gente quer ter um espaço e mostrar que nós podemos e sabemos fazer gestão”, disse.
Pouco antes de chegar na coletiva, às 19h40min, Darlene recebeu uma ligação do atual prefeito e candidato Fábio Branco. “O gestor público tem que saber fazer as suas transições, porque nós só somos ferramentas para melhorar a vida das pessoas e é assim que eu quero trabalhar”.
Primeira promessa
Respondendo a questionamentos da imprensa presente no local, a prefeita eleita diz que o primeiro plano a ser executado é um grande mutirão de limpeza e cuidados da cidade. “Para que o povo se sinta bem onde vive. Por onde a gente andava, eu dizia: ‘olha quanto serviço a gente vai ter’”, falou.
A futura prefeita ainda reafirmou um desejo expressado durante a campanha, que é fazer uma auditoria na atual gestão. “A auditoria é uma coisa necessária de qualquer gestão, uma estrutura do tamanho da prefeitura de Rio Grande, que tem um orçamento de R$ 1,2 bilhão, e também tem um déficit de mais de R$ 100 milhões. Então nós temos que auditar as contas, fazer um inventário patrimonial. Nós vamos receber e buscar saber exatamente o que a gente tem para poder organizar e planejar a nossa administração”, comentou.
“Gigante de alma leve”
Junto com Darlene, participou da coletiva o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), que parabenizou os candidatos eleitos. “Darlene é essa gigante, com alma leve e muita firmeza, durante todo o processo manteve muita altivez para que a gente pudesse fortalecer, acima de tudo, a nossa democracia. Como deputado federal, assim como já vinha fazendo com o atual governo, eu estarei muito engajado para que possamos fortalecer as relações do nosso governo com as políticas públicas emanadas do governo federal”, disse.
Presente no evento, o candidato a vice-prefeito Renatinho (PT) chega pela segunda vez ao cargo: anteriormente havia sido vice-prefeito de Lindenmeyer. “Vamos trabalhar forte, vamos construir políticas para o bem comum”, disse.
Quem é Darlene
Bacharela em assistência social e mestra em desenvolvimento social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Darlene é servidora pública federal, ocupante do cargo de técnica administrativa em educação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Atuou como pró-reitora de assuntos comunitários e estudantis na Furg, pró-reitora de extensão e cultura e pró-reitora de assuntos estudantis. Também foi chefe do gabinete de programas e projetos especiais da prefeitura de Rio Grande, durante a gestão de Alexandre Lindenmeyer.