Domingo é dia de eleições municipais, mas também de trabalho para muitos mesários no Brasil. A função dos mesários no processo eleitoral é fundamental, uma vez que garantem que a votação aconteça de maneira segura, transparente e organizada, contribuindo para um bom funcionamento da democracia.
As atribuições de um mesário envolvem:
* a organização da seção eleitoral antes do início da votação;
* a identificação dos eleitores através dos documentos, regularizando o voto;
* a operação da urna eletrônica e auxílio de eleitores na votação;
* a solução de eventuais problemas que possam ocorrer no processo;
* e o encerramento da votação, com o fechamento da urna e transmissão de resultados.
Contribuir no processo eleitoral
O paulista Caio Nogueira, 22 anos, é estudante universitário na UFPel. Este é o segundo ano que ele exerce a função de mesário voluntariamente. A primeira vez também foi em Pelotas, na eleição presidencial de 2022, pouco tempo depois de mudar de cidade e transferir o título de eleitor.
“Foi interessante, pude aprender como são as eleições nos bastidores e como é feita a contagem dos votos no fim do dia”, explica.
Nogueira destaca que, mesmo sendo um dia cansativo, vale a pena a experiência e os dias de folga do trabalho que recebe posteriormente.
“Para as pessoas que desejam saber como funciona, a transparência e depois conseguir tirar um dia de folga, apesar de cansativo, eu recomendo que se voluntariem”, sugere o estudante.
Mesário por opção
Presidente de mesa em São Lourenço do Sul, Cleber Ribeiro, 50 anos, relata que gosta de política e portanto tem prazer em fazer parte deste momento importante da cidadania. “Eu fui mesário primeiro, e gostei de trabalhar, o dia passa muito rápido porque cada eleitor é diferente do outro, e com histórias diferentes também. Hoje em dia sou presidente de mesa, mas o trabalho de todos ali é praticamente o mesmo”, afirma Ribeiro.