Polícia Civil inaugura delegacia online da diversidade
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Lançamento

Polícia Civil inaugura delegacia online da diversidade

Ferramenta foi desenvolvida para promover o enfrentamento dos crimes de intolerância, preconceito e discriminação

Por

Polícia Civil inaugura delegacia online da diversidade
Eduardo Leite participou do evento em Porto Alegre. (Mauricio Tonetto - Palácio Piratini)

A Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira (3), a Delegacia de Polícia Online da Diversidade (DOL Diversidade). A ferramenta oferece aos cidadãos a possibilidade de registrar ocorrências relacionadas a crimes de intolerância e discriminação de forma totalmente virtual – incluindo crimes motivados por questões de raça, gênero, diversidade sexual, religião e outros atos de preconceito.

A solenidade ocorreu no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB). “A nova ferramenta facilita o acesso, sem a necessidade do deslocamento até uma delegacia, o que muitas vítimas desse tipo de situação não se sentem confortáveis em fazer”, destacou Leite. “A pessoa não pode ser vítima duas vezes, sendo penalizada com a desassistência após sofrer preconceito. A DOL Diversidade é mais um avanço na qualificação do atendimento ao cidadão.”

O portal permite a abertura de uma ocorrência a partir de qualquer lugar, diretamente de um computador, tablet ou smartphone, acessando a DOL Diversidade.

A Delegacia de Polícia Online RS (DOL) integra o Departamento de Tecnologia da Informação Policial do Estado do Rio Grande do Sul (DTIP) e foi criada em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso da população aos registros de ocorrências policiais por meio de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Nas décadas seguintes, o espaço virtual da DOL inseriu novas ferramentas para o atendimento de crimes e demandas específicas, desenvolvendo a Delegacia de Polícia Online da Mulher, em 2022, e a Delegacia de Polícia Online do Agro, em 2023.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais