A partir de novembro, o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto de Pelotas volta a operar voos para Porto Alegre. Com a retomada das operações do Salgado Filho, no dia 21 deste mês, a CCR Aeroportos informou ainda a frequência de viagens aéreas por semana para a capital.
Paralelamente, as companhias aéreas que operam na malha emergencial desde maio em Pelotas irão continuar com a oferta de cinco voos para São Paulo também no próximo mês. E se depender dos resultados, a tendência é manutenção das rotas. Na comparação com julho, agosto teve a melhor movimentação do ano, com 14.689 passageiros, um acréscimo de 77% (foram 8.296 no mês anterior).
A CCR, empresa que administra o aeroporto em Pelotas, diz que a Azul (com voos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas) e a Gol (Aeroporto Internacional de Guarulhos) terão cinco voos por semana, embora possa haver mudanças no cronograma.
Outubro é o mês em que terminaria a operação das malhas emergenciais criadas para atender passageiros que dependiam do Salgado Filho iniciada em maio. Na ocasião, foi duplicada a conexão de Pelotas com o país. Em julho, o terminal passou a ofertar 16 voos semanais de três companhias aéreas. Entre junho e julho foram 16.655 passageiros. Todo agosto chegou a 14.689. Os três meses correspondem a 43,47% de todo 2023, quando 72 mil passageiros usaram o terminal.