Com nova gestão desde maio, a Decide, única equipe pelotense filiada à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), busca aumentar a quantidade de integrantes. Atualmente o número varia entre 15 e 20. Parte deles disputou o Campeonato Gaúcho nas categorias adulto (seis atletas) e master (19 atletas), respectivamente em agosto e setembro, e cinco estarão no Troféu Brasil Master, em Brasília, de 18 a 20 deste mês.
O nome Decide é uma abreviação para “Ações para Desenvolvimento da Cidadania Através do Esporte”. Novo diretor presidente, Felipe Szymanski de Oliveira divide a gestão com Hélio Sampaio e Douglas Lessa. Os responsáveis pela reconstrução da equipe pretendem trazer participantes principalmente para as categorias de base (sub-18), adulta e master (para maiores de 35 anos).
“Esse esporte é a base para todos os outros. É um dos desportos mais democráticos. Pode ser praticado por homens, mulheres, pessoas com deficiência, sem biotipo corporal definido, devido às várias modalidades que possui”, afirma Felipe, que pratica arremesso de peso e lançamento de martelo, treinando individualmente de três a quatro vezes por semana no estádio do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz).
Modalidades
A Decide tem competidores nas provas de salto em distância, salto triplo, arremesso de peso, lançamento de martelo, lançamento de disco e lançamento de dardo. Há também atletas da equipe que competem em provas de velocidade como 100, 200, 400, 800, 1,5 mil, cinco mil e dez mil metros, além dos 400 metros com barreiras.
“Geralmente o pessoal vem até mim. Pergunto: ‘o que tu quer fazer? Corre? Lança?’. ‘Ah, eu corro’. Nesse caso eu passo para um amigo que já treina [corrida]. Ele vai dar orientações de base e vai treinando. Quando é arremesso ou lançamento, eu deixo essa pessoa treinando comigo. Oriento, ajudo no começo”, explica Felipe sobre como um iniciante pode se inserir na equipe.
Cada componente da Decide organiza sua própria rotina de treinos. Para quem está começando, equipamentos necessários como peso (de pouco mais de sete quilos para a categoria adulta), martelo e disco são emprestados. Aos sábados, em geral, acontecem treinos de caráter competitivo como simulação de campeonato.
Para fortalecer o projeto, existe a ideia de realizar oficinas pela cidade para divulgar as modalidades que o esporte abrange e, assim, aumentar principalmente o número de jovens praticantes. “Atletismo é um esporte que para começar a fazer é só querer, não precisa de estrutura nenhuma”, destaca o diretor presidente da Decide.
Contatos
Interessados podem entrar em contato via WhatsApp: (53) 98419-7715 (Felipe Szymanski) e (53) 98104-4575 (Hélio Sampaio).
Provas
• Salto em distância
• Salto triplo
• Arremesso de peso
• Lançamento de martelo
• Lançamento de disco
• Lançamento de dardo
• 100, 200, 400, 800, 1,5 mil, cinco mil e dez mil metros rasos
• 400 metros com barreiras