Zona rural sofre com problemas de infraestrutura
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Prejuízos

Zona rural sofre com problemas de infraestrutura

Chuvas danificaram estradas do interior e locais ficaram sem luz por mais de uma semana

Por

Atualizado segunda-feira,
30 de Setembro de 2024 às 11:49

Zona rural sofre com problemas de infraestrutura
No interior dos municípios, como no Rincão da Cruz, 8º Distrito de Pelotas, danos em pontes prejudicam o escoamento da produção. (Foto: Divulgação)

A Zona Rural de municípios da região Sul foi bastante prejudicada com os temporais e volume de chuva da última semana. Além de estradas intransitáveis, a falta de luz é a que mais preocupa os moradores. Quem tem empreendimento, já pensa em desistir.

O prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara (UB), está preocupado e confessa não saber por onde começar os trabalhos. “Só chove. Estamos, primeiramente, recuperando as cabeceiras de pontes, para não trancar o trânsito.”  A empreendedora Djanira Lopes Nizolli, do Sítio Fênix, revela que moradores do interior vivem um cenário de preocupação desde o final do verão. “As condições das estradas rurais são péssimas, com custos elevados para escoar a produção e impedindo diversas vezes até o direito básico de ir e vir. Afetando, diretamente, a logística de entrega de cestas de café nas pousadas do município.” Com a chuva da última semana, conta ela, além dos transtornos e prejuízos rotineiros, os moradores ainda risco a vida com pontes interrompidas. “Buscamos vias alternativas que estão em condições ruins, com árvores e postes de energia sobre a estrada. É um verdadeiro desafio”, desabafa.

Outro empreendedor que não quis se identificar, pensou em jogar todos seus mantimentos estragados em frente à empresa de energia, mas acabou desistindo. A falta de luz tem sido a maior dor de cabeça para os moradores. “Eu estava desde sábado sem luz. Hoje (sábado) ao meio-dia vieram ligar”, disse a moradora Rosimere Weirich do Rincão do Andrade, 7º Distrito de Pelotas. Lá também mora a agricultora Adriana Nachtigall, 50. Ela tem ciência que o clima não ajuda com as condições das estradas. O problema é quando cai pontes e a família fica com dificuldade até de pegar um ônibus. “Mas o descaso maior é da CEEE. Eu agora estou com luz, mas meu filho não. A gente liga e só dizem que vão vir arrumar e nada. Ele está perdendo tudo que tem no freezer”, revela.

Em contato com a CEEE Equatorial, a informação de sábado é de que nove mil clientes estavam sem energia em toda área de concessão, sem especificar as localidades, conforme solicitado. A empresa pede que a população se mantenha afastada de fios e cabos ao solo e que comunique qualquer incidente pelos canais de atendimento.

15 pontes

Com a diminuição da chuva na quinta-feira, equipes da prefeitura de Pelotas fizeram o levantamento da área rural e, na sexta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) registrou a ocorrência de 15 pontes danificadas pelo excesso de chuvas. Toda a equipe do Departamento de Pontes da Secretaria, acompanhada pelos engenheiros e secretário, está na zona rural para verificação dos danos e definição das intervenções necessárias. O levantamento deve ser concluído nos próximos dias, considerando que os problemas não são os mesmos em todas as travessias e as medidas técnicas têm de ser adequadas a cada caso, visando garantir total segurança ao trânsito de veículos e pedestres. A determinação da pasta é que o parecer técnico sobre cada ponte deve ser emitido em caráter de urgência, para que o restabelecimento da trafegabilidade seja de pronto.

Acompanhe
nossas
redes sociais