Seminário do CAU-RS realiza uma caminhada pelo Patrimônio Histórico de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira13 de Novembro de 2024

Evento

Seminário do CAU-RS realiza uma caminhada pelo Patrimônio Histórico de Pelotas

Evento integra o Rumos da Arquitetura e Urbanismo, seminário que promove capacitação profissional e discute o desenvolvimento urbano nas cidades

Por

Seminário do CAU-RS realiza uma caminhada pelo Patrimônio Histórico de Pelotas
Catedral Metropolitana é o ponto inicial da caminhada (Foto: Jô Folha)

Dentro da programação do seminário itinerante Rumos da Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), em Pelotas, ocorre nesta terça-feira (1º) uma caminhada pelo Centro Histórico de Pelotas. A atividade começa às 9h, na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, na praça José Bonifácio, com a condução da arquiteta Simone Neutzling. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, mas com inscrição prévia.

Este é o segundo ano que o CAU-RS interioriza suas atividades, a partir do seminário Rumos. “Esse a gente trouxe as oficinas e as palestras, que no ano passado não vieram pra cá. Cada ano a gente vai fazendo a programação, levando as atividades para cidades diferentes”, explica a presidente da entidade, Andréa Hamilton Ilha. Este ano o Rumos passou por Capão da Canoa, além de ter uma edição em Porto Alegre. Depois de Pelotas, o evento será realizado em novembro em Passo Fundo.

A interiorização é uma oportunidade de oportunizar que os profissionais do setor dialoguem nas suas comunidades sobre as questões da arquitetura e do urbanismo.  Este ano o tema gira em torno do planejamento urbano e ambiental. “ Em função de quase todos os municípios do Estado estarem com a necessidade de mudança nos planos diretores e em função das enchentes, o tema veio com mais força ainda”, comenta Andréa. O seminário principal ocorreu na noite de ontem.

Além de palestras e oficinas dirigidas ao aperfeiçoamento dos profissionais e estudantes da área, a programação conta com atividades gratuitas que envolvem toda a comunidade. Uma delas foi a oficina de Fotografia de Arquitetura, que ocorreu ontem, a outra é a Caminhada do Patrimônio Histórico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla, no evento Rumos da Arquitetura e Urbanismo Pelotas.

 A história no caminho

A Caminhada do Patrimônio Histórico tem sido uma atividade recorrente em todas as cidades. “A gente monta com o pessoal da cidade um percurso que conta um pouco da história através da arquitetura e do urbanismo e tem sido um sucesso”, fala a presidente do Conselho. 

Em Pelotas a atividade, que  é aberta ao público, vai passar pela  a sede da Prefeitura Municipal e pelo  Largo Edmar Fetter. O percurso será finalizado na praça Coronel Pedro Osório, onde fica o Museu do Doce da UFPel. No Museu será realizada uma conversa sobre o tema patrimônio.

 O grupo será conduzido pela arquiteta Simone Neutzling. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel, Simone participou diretamente de obras de restauro de algumas das edificações do percurso. “É uma oportunidade de revisitar a riqueza arquitetônica da cidade e refletir sobre a transformação da paisagem urbana nas ruas do centro.”

Acompanhe
nossas
redes sociais