Expofeira movimenta Arroio Grande e São Lourenço do Sul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Agronegócio

Expofeira movimenta Arroio Grande e São Lourenço do Sul

Ambos os eventos foram encerrados no domingo e contaram com programação diversificada

Por

Atualizado segunda-feira,
30 de Setembro de 2024 às 19:30

Expofeira movimenta Arroio Grande e São Lourenço do Sul
A a música "Meu Viver é um Relato" foi a grande campeã do 14º Expocanto. (Foto: Divulgação)

O final de semana foi repleto de atrações nos municípios de Arroio Grande e São Lourenço do Sul devido a realização da Expofeira. Além da programação de remates, que mostraram a excelência genética e qualidade dos criadores da região, ambos os eventos contaram com programação cultural e comercial intensa.

Arroio Grande

Em Arroio Grande, a 85ª edição da  Expofeira teve como principal destaque a realização do 14º Expocanto. O festival é considerado um dos principais movimentos culturais nativistas do Estado e reuniu em três dias de apresentações músicos e intérpretes de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A grande campeã do 14º Expocanto foi a música “Meu Viver é um Relato”, interpretada pelo músico arroio-grandense Saninho Silva.

A programação cultural também contou com apresentações artísticas de diversos grupos de dança, palestras técnicas ao longo da semana,  mostra gastronômica entre outras ações. Diversos julgamentos de ovinos, bovinos e equinos também ocorreram, assim como os remates. 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande, Marcelo Silveira, a Expofeira é responsável por mais de um milhão de reais comercializados no período de sua realização. Na cerimônia de abertura, Silveira destacou que mesmo em um período tão difícil para o setor primário em função dos eventos climáticos, o evento contou com investimento de R$ 500 mil para a sua realização. 

São Lourenço do Sul

A 43ª Expofeira de São Lourenço do Sul também reuniu grande número de visitantes. De acordo com a comissão organizadora, os números estão sendo fechados, mas a expectativa é positiva, especialmente após o período de adversidades climáticas sofridos pela região. Um dos locais mais prestigiados no evento foi o espaço destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar. 

Dentro da programação paralela da feira, o Núcleo de Criadores de Gado Jersey realizou o tradicional concurso leiteiro, tendo se consagrado a grande campeã acima de 36 meses Katina Valentino 163 Cabanha da Figueira, com produção total em 24 horas de 52,900 Kg. Na categoria até 36 meses, o primeiro lugar foi da Lagata Valentino 263, também da Cabanha da Figueira, com produção total em 24 horas de 33,500 Kg.

Na área cultural diversos shows atraíram o público, com apresentação de Cristiano Vieira, Grupo Carqueja, Guto Gonzales, Junior Braga, Cristiano Quevedo, Henry Opelt e Leonel Gomez. Ainda, o evento contou com exposição de animais de pequeno porte, de cavalos crioulos, apresentações de cães de raça e festival de assadores.

Acompanhe
nossas
redes sociais