BatuCantada: Coletivo Feminino de Percussão e Bloco de Carnaval realiza gratuitamente neste sábado (5) a oficina de Formação de Ritmistas, com a mestra de bateria Alexsandra Amaral, de Porto Alegre, na Casa da Música às 15h. A ação, que integra projeto contemplado pelo Edital ProCultura de Pelotas. é aberto à mulheres cis, trans, pessoas do gênero não-binário e fluído e demais integrantes da comunidade LGBT. As inscrições podem ser feitas via formulário que está na bio do coletivo no Instagram.
A produtora cultural Roberta Selva, explica que esta atividade encerra uma série de outras previstas pelo primeiro projeto do BatuCantada financiado pelo ProCultura do município. “Criamos um projeto para executar em 12 meses que incluía diversas atividades”, relembra. Entre essas ações estavam quatro ensaios abertos e quatro apresentações no Carnaval deste ano. “A outra atividade eram as oficinas permanentes de percussão que a mestre Vanessa Ramos realiza todo sábado, que são gratuitas e abertas à comunidade”, comenta Roberta.
Referência carnavalesca no Estado
Alexsandra Amaral é a primeira Mestra de Bateria do Brasil. Percussionista, licenciada pelo Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA) em 2008, tocou com nomes como Giba-Giba, Valéria Barcelos, Hique Gomez, banda 50 Tons de Preta, entre outros artistas. Além de ser uma referência como carnavalesca, é professora de música da Apae em Porto Alegre e voluntária da ONG Misturaí, onde ensina percussão e musicalização.
Nascida em uma família de músicos e de carnavalescos, Aleksandra foi mestra pela primeira vez uma bateria de escola de samba em 2001 em Caxias do Sul. Nos anos seguintes esteve à frente de baterias que foram campeãs do carnaval, nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul. Em 2012 foi para a Inglaterra ensinar samba através de oficinas, nas cidades de Cambridge e Colchester. É idealizadora e mestra do projeto Um Só Pulsar e diretora da Banda Samba Show oriunda do mesmo projeto, na capital gaúcha.
Serviço
O quê: oficina Formação de Ritmistas, com a mestre de bateria Alexsandra Amaral
Quando: sábado (5), às 15h
Público alvo: mulheres cis e trans, pessoas de gênero fluido, pessoas de gênero não binário e comunidade LGBTQIAPN+.
Local: Estação Casa da Música , Passeio dos Rodoviários s/n – em frente ao Terminal de Ônibus Guanabara, próximo à Estação Ferroviária de Pelotas.
Inscrição: formulário disponível na nossa bio
Evento gratuito
Realização: BatuCantada: Coletivo Feminino de Percussão e Bloco de Carnaval