Doze horas para conhecer o Museu do Doce
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Evento

Doze horas para conhecer o Museu do Doce

Iniciativa que integra a Primavera dos Museus, oferece à comunidade diferentes ações gratuitas das 10h às 22h

Por

Doze horas para conhecer o Museu do Doce
Museu oferece visita guiada nas exposições (Foto: Divulgação)

Dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus, o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas promove neste sábado (28) Uma noite no Museu. A atividade cultural vai proporcionar que a comunidade possa conhecer ou revisitar a entidade das 10h às 22h. Além da visitação, quem for até o local poderá participar de algumas das ações oferecidas ao longo do dia.

Esta não é a primeira vez que o Museu do Doce oferece atividades culturais noturnas, mas há alguns anos essa proposta estava desativada. “O objetivo deste evento é trazer mais inclusão e acessibilidade para as pessoas”, esclarece a técnica em Eventos do MD, Bruna Frio Costa.

Na programação especial está uma oficina de biscoitos, que lembram de ladrilhos hidráulicos de Pelotas. São 15 vagas e a atividade será na cozinha do Museu. As ministrantes são: a professora e diretora do Museu Nóris Leal, Bruna Frio Costa e Zeli Tavares, da Padaria Estrela.

No pátio do Museu, às 17h, a banda Sobreviventes, do Centro Musical O Batuta, abre a programação musical. Seguida pela banda Lady Blue às 18h. Às 19h,  ocorrerá na sala de estar a apresentação do monólogo A atriz, do Núcleo de Teatro da UFPel, com Nina Grace, acompanhada por Estevão Santana, ao violino. 

A atriz surge de fragmentos do monólogo da personagem Atriz, adaptado do texto Galeria, de Patrícia Silveira, com direção de Giselle Cecchini. Para encerrar a noite, no pátio, a banda de reggae do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, fará um show.

Exposições

Além dessas ações, durante o horário de funcionamento ocorrem as visitas mediadas às três mostras da entidade, entre elas, a recém inaugurada exposição das Esculturas Missioneiras, na Sala de Música. 

Também são atração nos espaços expositivos do Casarão 8: a exposição dos cadernos de receitas, nos quartos das meninas e dos meninos e a exposição do Sal ao Açúcar, que apresenta a tradição doceira de Pelotas e a história do seu desenvolvimento  até os dias atuais.

Programe-se

O quê: ações culturais no Museu do Doce da UFPel

Quando: neste sábado (28), das 10h às 22h

Onde: Museu do Doce da UFPel, Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório

Entrada franca

Acompanhe
nossas
redes sociais