O Campeonato Gaúcho começará somente em janeiro, mas algumas equipes já estão trabalhando pensando no Estadual. Seis dos 12 times do Gauchão 2025 estão com treinadores confirmados, por exemplo. Outros quatro clubes ainda estão atuando na temporada por Série A ou C. Apenas Brasil e Guarany de Bagé não possuem técnico neste momento.
O Xavante só anunciará o comandante depois que definir a próxima direção executiva (veja mais na página 23). Já o Alvirrubro da Rainha da Fronteira chegou a anunciar Cristian de Souza, mas poucos dias depois o treinador rescindiu o contrato para assumir o Serra Branca da Paraíba.
As equipes que já possuem técnico para o Gauchão são Pelotas (Ariel Lanzini), Avenida (Wiliam Campos), São José (Rogério Zimmermann), Monsoon (Bruno Coutinho), Caxias (Luizinho Vieira) e São Luiz (Alessandro Telles).
Quatro técnicos permanecem
O Lobo não anunciou oficialmente a permanência de Ariel Lanzini, mas o vice Vinícius Conrad afirmou ao A Hora do Sul que o treinador seguirá no comando técnico.
Avenida e Monsoon também renovaram com os treinadores que terminaram a temporada. O Nida chegou até a segunda fase da Série D, enquanto o time de Porto Alegre conquistou o título da Série A-2.
Em Ijuí, o São Luiz anunciou a contratação de Alessandro Telles, o mesmo treinador do Estadual deste ano. Entre o período do fim do Gauchão e o retorno ao Rubro, Telles trabalhou no Xavante e no Concórdia (SC).
No caso do São José, Rogério Zimmermann assumiu o cargo em meio à Série C, mas com contrato mais longo, com o projeto envolvendo a temporada 2025. Neste momento o Zequinha disputa o Troféu Zagallo com o elenco principal desde o rebaixamento para a Série D.
Quatro técnicos com futuro indefinido
Grêmio, Internacional, Juventude e Ypiranga vivem situações parecidas com os seus atuais treinadores. Todos possuem contratos apenas até o fim da temporada e nenhum está garantido em 2025.
No caso do Tricolor, Renato Portaluppi deve conversar com a direção apenas após o Campeonato Brasileiro. No Beira-Rio, Roger Machado vive momento positivo e tem grandes chances de renovar contrato, principalmente em caso de classificação para a Copa Libertadores.
O Juventude trouxe Jair Ventura com contrato até o fim do ano e o desempenho na reta final do Alviverde na Série A deve definir o futuro do treinador.
Já o Ypiranga está praticamente sem chances de subir para a Série B. Em conversa com o A Hora do Sul, a direção do Canarinho não garante a permanência de Thiago Carvalho para 2025, ainda mais sem o acesso. O time de Erechim ainda disputa mais duas partidas pela competição nacional e paralelamente vem utilizando uma equipe alternativa na Copa da FGF.
Uma novidade
A única equipe que trouxe um treinador novo para o Estadual 2025 é o Caxias. Luizinho Vieira foi apresentando na terça-feira no estádio Centenário. O treinador estava no Brusque.
Treinadores confirmados para o Gauchão 2025
Pelotas: Ariel Lanzini
Avenida: Wiliam Campos
São José: Rogério Zimmermann
Monsoon: Bruno Coutinho
Caxias: Luizinho Vieira
São Luiz: Alessandro Telles