Parte dos moradores deixa a Vila Jacottet
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Clima severo

Parte dos moradores deixa a Vila Jacottet

Prefeitura pediu que as cerca de 700 pessoas que vivem no local deixem suas casas devido ao aumento do nível dos açudes

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Setembro de 2024 às 17:31

Parte dos moradores deixa a Vila Jacottet
Alguns moradores atenderam ao pedido e deixaram suas casas. (Foto: Jô Folha)

Nesta quarta-feira (25), na vila Jacottet, zona oeste de Pelotas, o risco de rompimento de um açude fez com que parte dos moradores desocupasse suas casas por precaução após pedido da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). O volume dos açudes tornou o local uma área de risco, sob chance de causar problemas para cerca de 700 pessoas que moram na vila.

Equipes do Sanep e da Defesa Civil trabalharam no açude de 36 mil metros quadrados, localizado em propriedade particular. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo Tejada, as equipes realizaram intervenção emergencial para aumentar o vertedouro do açude. No fim da tarde, a obra já apresentava resultados, com o extravasamento rápido da água direcionado a uma zona de amortecimento contrária à comunidade próxima do local.

Ilma Lemke, 58 anos, mora na rua 4 da vila, que por ser mais alta apresenta menor risco de inundação. Mesmo assim, preferiu retirar a mãe idosa da residência. “A princípio eu vou ficar na minha casa, mas já pedi pro meu irmão vir e levar a minha mãe, que tem 93 anos”, conta.

Acompanhe
nossas
redes sociais