O governo do Estado lançou na semana passada uma ação publicitária para alavancar o Rio Grande do Sul como um polo turístico para o resto do país. A campanha, que contou com um investimento de R$ 30 milhões, parte do slogan “o Brasil abraçou o Rio Grande do Sul e agora queremos abraçar o Brasil”. Os anúncios serão divulgados em TV aberta e fechada, em sites e redes sociais, em aeroportos e aviões, nos jornais das principais capitais e em emissoras de rádio.
A propaganda de um minuto destaca as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas. Nas imagens, os cânions de Cambará do Sul, a orla do Guaíba e a Redenção, em Porto Alegre, as ruínas das Missões e as atrações turísticas da Serra. Só faltou a região Sul.
Em nenhum momento aparecem as atrações da zona sul. A terra do governador Eduardo Leite não foi lembrada pela equipe que produziu as peças da campanha. Não há nenhuma imagem de um doce de Pelotas, das Charqueadas ou do Laranjal, nem as praias da Costa Doce ou o Cassino. As atrações históricas de Piratini e Jaguarão, nem as belezas naturais e rurais que permeiam as cidades da região também não estão no vídeo.
Uma pena. Temos um aeroporto bem estruturado que recebe voos de São Paulo, uma rede de hotelaria bem equipada e dezenas de atrações, com a possibilidade de diversos roteiros turísticos. É verdade que ainda não temos a mesma estrutura e preparo da Serra, por exemplo, mas não é essa uma oportunidade de alavancar o nosso turismo?
Mais uma vez, é reforçada a sensação de que estamos esquecidos e de que a zona sul é preterida em relação às outras regiões do estado. Se nem com um governador daqui somos lembrados, o que podemos esperar? Torcemos para que nas próximas fases dessa campanha a nossa região receba a devida atenção.
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