Acumulado de chuva pode chegar a 250 milímetros nos próximos dias
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Temporal

Acumulado de chuva pode chegar a 250 milímetros nos próximos dias

Em Pelotas, as aulas da rede municipal estão suspensas, no mínimo, até quarta-feira

Por

Atualizado segunda-feira,
23 de Setembro de 2024 às 19:26

Acumulado de chuva pode chegar a 250 milímetros nos próximos dias
Clima deve permanecer instável até quinta-feira em Pelotas. (Foto: Michel Corvello)

Em live transmitida no perfil pessoal da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), no fim da manhã desta segunda-feira (23), foram dadas algumas orientações devido ao grande volume de chuva que já atingiu a cidade e está previsto para cair até quinta-feira (26).

Segundo Paula, os meteorologistas alertam para uma frente fria que se desloca no Estado e provoca temporais intensos. A tempestade que caiu pela manhã, por exemplo, se destacou pelo grande volume de água em um pequeno período, o que gerou os alagamentos. Segundo o painel de dados meteorológicos em tempo real da Embrapa Clima Temperado, na Cascata, foram cerca de 53 milímetros em 30 minutos.

A previsão para o restante da segunda-feira não aponta para grandes volumes de chuvas. Porém, para terça (24) e quarta-feira (25), há possibilidade de precipitações em níveis mais intensos, com ventos fortes e chuvas volumosas. Os meteorologistas acreditam que a variação se dê entre 150 e 250 milímetros.

Sala de situação

A exemplo do que foi feito durante a enchente maio, uma sala de situação foi montada com agentes de diversos órgãos, para acompanhar e atualizar a população sobre a situação das chuvas na cidade.

Durante a live, Paula frisou que não há risco algum de inundação do canal São Gonçalo e da Lagoa dos Patos. “Os nossos mananciais estão baixos. Não temos risco da água vir de fora para dentro. Nosso desafio vai ser tirar a água de dentro para fora”, destacou.

Ela acrescentou que todos os canais de macrodrenagem da cidade estão limpos e baixos, além das casas de bombas que estão operantes.

Há uma preocupação especial com o vento nos próximos dias, que pode levar à queda de árvores. Para isso, a orientação é para que as pessoas circulem na rua apenas em caso de necessidade, evitando eventuais acidentes.

Aulas suspensas

Por precaução, as aulas na rede municipal de ensino estão suspensas, na zona urbana e rural, até quarta-feira, com possível retorno na quinta-feira (26).

Colônia Z-3

Na Colônia de Pescadores Z-3, o arroio Sujo apresentou um nível mais alto, e por isso, há risco no Cedrinho e Junquinho, onde equipes acompanham a situação com os moradores desses locais, caso precisem de auxílio.

Saúde

Nesta terça-feira (24), todos os ambulatórios da rede municipal estarão fechados – exceto para consultas de Oncologia. A prefeitura também informa que as UBSs da Zona Rural não funcionarão por dificuldades no acesso aos locais.

Atendimentos

Os canais oficiais em caso de necessidade são o 193, do Corpo de Bombeiros, o 190, da Brigada Militar e o 153, da Guarda Municipal. As equipes estarão juntas e prontas para atender a população.

Acompanhe
nossas
redes sociais