Novo presidente do Brasil será conhecido até o final da semana
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Bento Freitas

Novo presidente do Brasil será conhecido até o final da semana

Edital que começou a valer neste domingo (22) estipula terça-feira como prazo final para inscrição de chapas

Por

Novo presidente do Brasil será conhecido até o final da semana
Definição do mandatário xavante para o biênio 2025/26 acontecerá na sexta-feira ou no sábado (Foto: Jô Folha)

A nova formação da direção executiva do Brasil será conhecida nos próximos dias. Edital referente ao processo eleitoral começou a valer neste domingo (22) e indica que chapas podem se inscrever até as 18h de terça-feira. Conforme aponta o calendário eleitoral, a definição do mandatário xavante para o biênio 2025/26 acontecerá na sexta ou no sábado.

“Entendo que o próximo presidente deverá priorizar uma gestão responsável financeiramente, realmente preocupada com o clube e não somente com o futebol como fizeram as anteriores que contribuíram para que o clube esteja nesse caos financeiro. É um trabalho difícil e longo, porém necessário, que já começou esse ano”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo, Pablo Chagas.

Cada grupo político interessado em assumir a gestão precisa apresentar um candidato a presidente e aos cargos de vice de futebol, finanças e administrativo. As chapas devem se registrar na secretaria do Bento Freitas. É necessário entregar um requerimento assinado por 25 associados com condição de voto (leia os critérios ao fim da matéria).

Uma chapa de situação será composta por Vilmar Xavier (presidente), Gonzalo Russomano (futebol), Jerri Madruga (finanças) e Chavélli Curi Hallal (administrativo). Se não houver concorrência e o grupo de Vilmar se enquadrar nos critérios, a chapa deve ser homologada em Assembleia Geral na sexta. Caso mais de uma chapa esteja apta, os sócios votarão no sábado para definir.

Ambiente político

O momento é de reestruturação da política interna do Brasil. Segundo Pablo Chagas, lideranças antigas do clube têm proporcionado o surgimento de novos nomes para guiar o futuro rubro-negro. Após dois presidentes que renunciaram em sequência (Nilton Pinheiro em 2021 e Evânio Tavares em 2023), a estabilização está entre os objetivos agora.

No processo eleitoral realizado no ano passado para completar o biênio 2023/24, que seria de Tavares (cuja gestão é investigada pelo Ministério Público), dois períodos de inscrição de chapas foram abertos sem que nenhum grupo se registrasse. O presidente do Conselho, então, articulou a formação da atual Executiva, sob comando de Gonzalo Russomano.

“A principal mudança é que a atual diretoria apresentou transparência e permitiu aos conselhos Deliberativo e Fiscal exercerem suas funções. E mais do que isso, entendeu que os conselhos são órgãos que contribuem muito ao clube”, comenta Pablo Chagas.

Possível novo estatuto

Em produção há mais de dois anos, o texto do novo estatuto do Brasil deve ser apreciado ainda em 2024. “A proposta inicial foi apresentada aos conselheiros, que sugeriram alguns ajustes que estão sendo analisados. Em breve essa nova versão será submetida à nova análise até que sejam sanados todos os pontos para ser submetida à apreciação dos associados”, garante o presidente do Conselho.

Calendário eleitoral do Brasil

Eleições para Executiva (biênio 2025/26)

Terça (24)
18h | Prazo final para inscrição de chapas

Quarta (25)
Verificação das nominatas com participação de fiscais das chapas inscritas

Quinta (26)
18h | Prazo final para substituições na nominata

* Sexta (27)
12h | Prazo final para recursos de impugnação
18h30min | Primeira chamada de Assembleia Geral
19h | Segunda chamada de Assembleia Geral

* No caso de haver apenas uma chapa, já ocorre a aclamação.

Sábado (28)
Das 8h30min às 18h | Votação (no caso de duas ou mais chapas inscritas, sendo considerada vencedora aquela mais votada, em turno único)

Critérios

Estão aptos (as) a votar e serem votados (as) os (as) sócios (as) com mais de um ano de associação, que estejam em dia e que não tenham atrasado o pagamento por três meses consecutivos nos últimos 12 meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais