Queda de granizo causa estragos em cidades da Zona Sul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Fenômeno climático

Queda de granizo causa estragos em cidades da Zona Sul

Pedras de até sete centímetros de tamanho foram registradas; ventania e chuva forte também causaram prejuízos na região

Por

Atualizado sábado,
21 de Setembro de 2024 às 14:31

Queda de granizo causa estragos em cidades da Zona Sul
Pinheiro Machado e Piratini foram os municípios mais atingidos pelas pedras (Foto: divulgação)

Além das chuvas intensas durante o temporal que atingiu a região Sul na quinta-feira, em algumas cidades também foi registrada queda de granizo. Em Pinheiro Machado, pedras entre cinco e sete centímetros de tamanho causaram danos em ao menos 14 residências. Em Piratini, os estragos foram ainda maiores: conforme o levantamento mais recente da Defesa Civil, o telhado de 35 casas foi parcialmente destruído. Outros municípios como Canguçu foram afetados pelos fortes ventos.

Em Pinheiro Machado, a localidade Aberta do Cerro, na zona rural, foi a mais prejudicada pelo fenômeno climático. De acordo com a Defesa Civil, boa parte das moradias já foram atendidas com lonas e o levantamento de todos os atingidos ainda está sendo realizado para o fornecimento de telhas. “Possivelmente apareceram mais localidades”, diz o coordenador da Defesa Civil do município, Térbio Gallo.

Pedras de granizo de até sete centímetros foram registradas por moradores (Foto: divulgação)

Piratini

No município, o 3º distrito foi a região mais atingida pelo granizo. Os maiores estragos nas residências foram registrados nas localidades de Barrocão, Chapadão e Paredão. “Foram drasticamente atingidas”, diz o coordenador da Defesa Civil de Piratini, Glaiton Avila. Mesmo com a chuva intensa, somente o temporal de granizo foi a causa da destruição de 35 telhados. “Todos que fizeram contato de ajuda foram atendidos, mas claro, pode aumentar”.

Em Piratini 35 casas foram afetadas

As precipitações também causaram o transbordamento do arroio Barrocão, impedindo o acesso pela estrada principal ao 3º distrito. “Tendo que fazer a volta pela estrada alto da serra agora acessar a localidade”, explica Avila.

Canguçu

Apesar de também ter sido registrada queda de granizo, em Canguçu os prejuízos se deram pela intensidade dos ventos. No 3º distrito, na localidade Santo Antônio, houve destelhamento na Escola Municipal Francisco Meireles e no galpão de uma propriedade rural. No 5º distrito quatro residências foram destelhadas. “Todos já atendidos”, diz o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Milech. Algumas moradias na zona urbana também teriam sido alagadas.

Na região

Conforme a 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil, outros municípios como Arroio do Padre, Capão do Leão, Turuçu e Pedras Altas também teriam tido estragos pelo vento e pontuais alagamentos em moradias.

Em Turuçu, o fornecimento de energia elétrica também teria sido afetado. De acordo com a CEEE-Equatorial, ainda há cidades com o abastecimento interrompido na região. No entanto, a empresa não detalhou quais seriam os municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais