Depois de 328 dias, o Grêmio Atlético Farroupilha voltará a campo em uma partida oficial. Às 15h deste sábado (21), o Tricolor do Fragata estreará na Terceirona Gaúcha contra o Riograndense, no estádio Torquato Pontes, em Rio Grande.
Será a terceira tentativa seguida do Farrapo de retornar para a Divisão de Acesso. Depois do rebaixamento na Série A-2 em 2019, o Fantasma ficou sem futebol profissional em 2020 e 2021. Nas duas últimas temporadas o clube não teve sucesso dentro de campo na chamada Série B. Entre 2022 e 2023 foram 12 partidas, sem nenhuma vitória, com três empates e nove derrotas.
A última vez que o Farroupilha saiu vencedor de uma partida oficial foi na etapa classificatória do Troféu Tarciso Flecha Negra ao golear o Sapucaiense por 7 a 0 no dia 27 de setembro de 2022. O Farrapo tentará neste sábado encerrar o jejum de 725 dias sem vitórias.
Pelo grupo B, o clássico Rio-Rita no Aldo Dapuzzo no domingo encerra a primeira rodada.
Novo trabalho
O Farroupilha iniciou um trabalho praticamente do zero em 2024. Na direção, Fábio Costa deixou a presidência e assumiu o cargo de vice de futebol. Adriana Costa é a nova presidente.
No futebol, desta vez o clube apostou em um nome com experiência no futebol do interior como técnico. Rodrigo Bandeira vem comandando a pré-temporada desde 12 de agosto. O elenco é uma mescla entre jovens e nomes mais experientes. Ilson Galo e Jean Roberto são alguns dos remanescentes do plantel de 2023.
Assim como no ano passado, o Farrapo mandará os jogos no Bento Freitas. A equipe treinou nesta quinta-feira na Baixada, última atividade antes da estreia em Rio Grande. “A expectativa do Farroupilha é a melhor. A gente quer colher os frutos desse trabalho árduo nessa nossa pré-temporada. […] Esse ano a gente qualificou bem a equipe. Fizemos um trabalho sério, objetivo e tentando não cometer os mesmos erros do ano passado”, diz Fábio Costa.
O dirigente confirma que o Farroupilha segue ativo no mercado. Na quinta-feira chegou o volante Chaves, 23 anos. O jogador disputou quatro partidas na Divisão de Acesso deste ano pelo São Gabriel e ano passado estava no Monsoon. Até o fechamento desta edição ainda não constava sua inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O volante Elias Ceará também não teve o nome registrado.
De acordo com o regulamento da competição, cada clube só pode relacionar no máximo cinco jogadores nascidos antes de 2000 e o Fantasma já registrou, até esta quinta, sete contratados acima do limite de idade.
Riograndense aposta na continuidade
O Riograndense tentará subir para a Série A-2 pela quarta temporada consecutiva, após ficar sem futebol profissional por vários anos. O clube de Rio Grande segue apostando nas categorias de base. O time do estádio Torquato Pontes disputará a competição com um elenco de média de idade de 20 anos.
Mesmo com um time de baixo investimento, no ano passado o Guri Teimoso terminou em primeiro no grupo da Zona Sul antes de cair nas quartas de final para o Futebol com Vida, que subiu. Oito atletas permanecem, assim como o técnico Cristiano Dias, desde 2019 no projeto.
Outra chave
Dois times da Zona Sul disputarão os acessos contra equipes do grupo A. O mais tradicional deles é o Guarani de Venâncio Aires. Rebaixado da Série A-2, o clube do estádio Edmundo Feix será comandado por Alexandre Bindé. O elenco é formado por jogadores da região central.
Do litoral norte vem o Real, de Tramandaí. Focado na base, o clube fundado em 2005 conseguiu subir para a primeira divisão do Gauchão Sub-20, que disputa agora. O Leão usará justamente o elenco da base para a Terceirona. As partidas serão no Módulo Esportivo II, em Tramandaí.
Já o Gramadense vai para a terceira temporada seguida no futebol profissional. O clube de Gramado está construindo um novo estádio, às margens da RS-235, com previsão de conclusão da obra para 2025. Enquanto isso, atuará na Vila Olímpica. O técnico Vinícius Nascimento terá no elenco o meia Maurício, que atuou emprestado ao Brasil neste ano.
Também da Serra chega a Apafut, mais um projeto voltado às categorias de base. A associação de Caxias do Sul disputará uma competição profissional pela segunda vez. Conforme o técnico Lucas Zanella, a direção do clube usará a Terceirona como “termômetro” do desempenho em nível profissional. Os jogos serão no complexo do Sesi, em Caxias.
Formato
Após jogos em turno e returno dentro dos grupos, avançam às semifinais os dois primeiros colocados de cada chave da competição. Os mata-matas são em ida e volta. Os dois finalistas sobem para a edição 2025 da Divisão de Acesso do Gauchão.
Mais informações
Dia: Sábado (21).
Horário: 15h.
Transmissão: Facebook do Riograndense.
Árbitro: Rodrigo Brand da Silva.
Local: Torquato Pontes, em Rio Grande.
Ingresso: R$ 10.
Agenda | Terceirona
1ª rodada
Grupo B
Sábado (21)
15h | Riograndense x Farroupilha
Domingo (22)
15h | São Paulo x Rio Grande
Grupo A
Domingo (22)
15h | Gramadense x Guarani-VA
Quarta-feira (25)
15h | Real x Apafut