A obra do artista plástico Zé Darci é atração no Museu Júlio de Castilhos. A exposição Heroísmo Farroupilha leva série de pinturas nas quais o arroio-grandense destaca a bravura dos lanceiros negros na sua última batalha em Porongos. A visitação ficará aberta até dezembro, de terças a sábados, das 10h às 17h e nas quartas-feiras até as 19h. A instituição fica na rua Duque de Caxias, 1205/1231, em Porto Alegre.
Com 23 anos de carreira nas artes plásticas, Zé Darci consolidou sua obra temas como negritude, representatividade negra, ancestralidade e a história social dos homens e mulheres da periferia. Nesta série de 13 telas do seu acervo, o artista enfoca a participação do grupo de lanceiros negros e também de Guisepe e Anita Garibaldi, como heróis da revolta farroupilha. “São cinco telas de Garibaldi e Anita e oito com o tema lanceiros negros”, explica o artista.
O convite para a exposição surgiu a partir de outra mostra do artista, esta feita na fundação e galeria Ecarta de Porto Alegre, com curadoria do artista André Venzon. “Foi aí que a diretora do Museu (Júlio de Castilhos) ficou me conhecendo e conheceu esse trabalho. Ela me convidou para levar a mesma exposição para o Júlio de Castilhos”, conta.
Feliz com o reconhecimento que sua obra ganhou nos últimos anos, Zé Darci diz que essa exposição tem muitos significados para ele. “Uma caminha de anos acompanhado de muitas pessoas. Um momento muito importante para cultura negra e para o extremo Sul do RS. Pois círculo com minha arte direto de Pelotas e de Arroio Grande. Estou muito feliz, me sinto reconhecido”, fala.
Serviço
O quê: exposição Heroísmo Farroupilha, de Zé Darci
Onde: Museu Júlio de Castilhos, rua Duque de Caxias, 1205/1231, em Porto Alegre
Visitação: até dezembro, de terças a sábados, das 10h às 17h e nas quartas-feiras até as 19h
Entrada franca