Estudantes criam movimento em favor da construção de um prédio para a Faculdade de Direito
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Estudantes criam movimento em favor da construção de um prédio para a Faculdade de Direito

Por

A Bibliotheca Pública Pelotense recebeu a primeira edição dos Serões Acadêmicos, evento promovido pelo Grêmio Acadêmico Jurídico, em favor da construção de um prédio para a Faculdade de Direito de Pelotas. O ato festivo contou com a presença dos jovens acadêmicos porto-alegrenses, que participavam de futebol da Liga Acadêmica da capital. 

O discurso inaugural foi feito pelo professor Antero Moreira Leivas. O evento seria embalado por uma jazz-band.

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas foi fundada em 12 de setembro de 1912. O atual prédio onde funciona a Faculdade, na praça Conselheiro Maciel, começou a ser construído, a partir de projeto de Affonso Goetze Junior, em 1928 e foi inaugurado em 11 de agosto de 1929.

Foto: Institucional UFPel

Federalização em 1969 

A instituição, segundo curso de direito do Rio Grande do Sul, começou suas atividades no prédio do antigo Ginásio Pelotense. Posteriormente passou para um espaço cedido pela Biblioteca Pública Pelotense. 

Em 1947, o deputado Estadual Joaquim Duval apoiado por um dispositivo constitucional, apreciado e aprovado pelos demais deputados da Assembléia Legislativa, a Faculdade de Direito de Pelotas foi incorporada à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Em 1969, foi federalizada e passou a fazer parte da Universidade Federal de Pelotas.

Fonte: jorna A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; https://dsantin.blogspot.com/; https://wp.ufpel.edu.br/direito/pagina-a/historia/
Há 50 anos

Cônsul empossa comissão dos festejos do centenário

Cônsul (segundo da direita) também visitou pontos turísticos do município (Foto: Reprodução – Diário Popular/Acervo BPP)

Em Pelotas, o cônsul geral da Itália, Renato Rabbi, encerrou sua visita com um passeio pelos pontos turísticos do município. A autoridade ainda deu posse à Comissão Executiva Municipal responsável pelo programa de comemorações do Centenário da Imigração e Colonização Italiana, que seria comemorada de  20 de fevereiro a 20 de setembro de 1975. O evento ocorreu durante um almoço no Tourist Parque Hotel. 

Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Empresários de Pelotas confirmam presença em seminário sobre os Transportes

Empresas de transporte intermunicipal anunciaram a participação no 1º Seminário das Empresas Concessionárias do DAER, que foi realizado em Caxias do Sul, entre os dias 23 e 25 de setembro de 1974. Mais de 200 empresários do Rio Grande do Sul e de outros estados participaram do seminário patrocinado pela Federação das Empresas Transportadoras do Rio Grande do Sul.

Os empresários locais levaram dois temas para os debates durante o seminário: o reajuste tarifário e os financiamentos para o aumento das frotas. A expectativa era a participação do Ministro da Fazenda e do Diretor do Banco do Brasil. O organizador do evento disse na época que “era uma meta do Governo Federal estimular o transporte de massas”.

Os outros temas em pauta eram a Tributação das contas concessionárias e responsabilidade civil e suas aplicações, além  da criação do Centro de Transportes Concedidos ao Rio Grande do Sul, como representação.

Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais