Continua indefinida a situação eleitoral do prefeito de Rio Grande e candidato à reeleição, Fábio Branco (MDB). Considerado inelegível pelo juiz eleitoral de Rio Grande, a campanha de Branco recorreu e o caso agora tramita em segunda instância.
O prazo para substituição de candidaturas foi encerrado na segunda-feira, portanto, já não cabe apresentar um outro nome para encabeçar a chapa. Caso o recurso não seja aceito, Fábio Branco deve continuar recorrendo e disputar a eleição sub judice, ou seja, ainda sem uma definição da Justiça Eleitoral.
Caso Fábio Branco seja eleito e a justiça rejeite os recursos e sustente sua inelegibilidade, ele não poderá tomar posse e será necessário realizar novas eleições.
Já Danilo Rodrigues (MDB), candidato a vice-prefeito de Irajá Rodrigues (MDB) em Pelotas, teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral no começo desta semana. A candidatura de Danilo corria o risco de não ser aceita pela falta de um documento que comprovasse seu afastamento do cargo de gerente do Banrisul.