Presidente da FGF projeta Bra-Pel do Gauchão
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Entrevista

Presidente da FGF projeta Bra-Pel do Gauchão

Luciano Hocsman também indica possibilidade de utilização do VAR em todas as partidas do Estadual 2025

Por

Presidente da FGF projeta Bra-Pel do Gauchão
Último clássico ocorreu em 2021 no Bento Freitas (Foto: Carlos Insaurriaga)

Faltando cerca de quatro meses para o começo do Campeonato Gaúcho, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, conversou com a reportagem do A Hora do Sul sobre o Estadual de 2025, o primeiro com a presença da dupla Bra-Pel desde 2021.

Hocsman diz que ainda está aguardando a divulgação do calendário do futebol nacional pela CBF para saber o período que poderá realizar o Gauchão, mas acredita que deva começar a partir da segunda metade de janeiro.

Outro assunto comentado pelo presidente foi a volta do clássico entre Brasil e Pelotas pela elite estadual. O dirigente destaca que ambos os clubes vão querer disputar o Bra-Pel como mandante e que será preciso observar alguns cenários para definir.

“Vamos analisar diversas situações, entre elas quando foi e onde foi o último Bra-Pel. A gente vai analisar e verificar junto do departamento de competições a melhor forma para se ter essa definição”, disse.

O último clássico aconteceu no Gauchão de 2021. A partida foi disputada no Bento Freitas, sem a presença de público, e terminou empatada em 0 a 0. Em 2020, também com os portões fechados devido a pandemia, o Pelotas venceu por 2 a 1 na Boca do Lobo, também pelo Campeonato Gaúcho.

O último clássico Bra-Pel com torcida ocorreu em 2019 e o Xavante venceu por 2 a 1, na Baixada.

Sobre formato, regulamento, tabela e datas, as definições acontecerão durante o congresso técnico ainda sem data definida.

 VAR em todos os jogos

Outro assunto abordado por Hocsman foi a questão do árbitro de vídeo em todos os jogos do Gauchão. A possibilidade já foi colocada em discussão no congresso técnico do último Estadual, mas por questões financeiras a maioria dos clubes não aceitou.

A proposta do VAR em todas as partidas será novamente pauta com os representantes dos 12 clubes. O Bento Freitas já tem homologação para receber o equipamento.

Na Boca do Lobo, o vice-presidente Vinícius Conrad confirmou que o estádio áureo-cerúleo passou por uma vistoria da FGF recentemente e a questão do VAR foi uma das pautas.

 Equipes do Gauchão 2025

Brasil

Pelotas

Avenida

Caxias

Guarany de Bagé

Grêmio

Internacional

Juventude

Monsoon

São Luiz

São José

Ypiranga

Acompanhe
nossas
redes sociais