A Associação Brasil Futsal (ABF) viveu mais uma noite histórica nesta quarta-feira (18). Na estreia da Copa RS de futsal, o Rubro-Negro de São Lourenço do Sul recebeu a tradicional a ACBF, de Carlos Barbosa, e empatou em 2 a 2.
Em um ginásio lotado, a ABF saiu na frente no primeiro tempo. Após roubar a bola na quadra de defesa e iniciar o contra-ataque, Lima chutou cruzado e Matheus Ramires completou para o gol.
Mesmo sendo uma potência do futsal mundial, a ACBF seguia com dificuldades diante do time da Zona Sul. No começo da etapa final, o Rubro-Negro parecia próximo de ampliar, mas um erro contra um time superior custa caro. Endrigo escorregou, Barbosinha saiu livre e soltou uma bomba para deixar tudo igual: 1 a 1.
O gol fez a equipe de Carlos Barbosa crescer e tomar conta do jogo. A pressão fez efeito e o capitão Fernando virou o jogo. O camisa 3 recebeu a bola após longa troca de passes e finalizou com força no canto de Patrick Bierhals: 2 a 1.
A ABF não se entregou e reagiu no fim. Na base da pressão, a bola sobrou para Léo Jaques. O pivô fez o giro e finalizou no ângulo para garantir o empate.
Na reta final a ACBF colocou o goleiro linha para buscar o terceiro gol, mas o Rubro-Negro segurou o resultado histórico.
“Vamos comemorar, o que a gente fez hoje foi histórico. A ABF de uma vez por todas entrou entre os grandes do estado”, disse Léo Jaques após o jogo na transmissão da Litoral Esportes.
O resultado deixa as duas equipes em segundo com um ponto no grupo A, dois atrás da líder Assoeva, que estreou vencendo o Caxias do Sul. Na segunda rodada da Copa RS, a ABF visita o time de Venâncio Aires na próxima quarta-feira (25), às 20h.
Competição
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais, que terão ida e volta. O campeão da Copa RS garante vaga na próxima Copa do Brasil, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Setembro da ABF
Quarta (25), 20h
Assoeva x ABF (Copa RS, primeira fase)
Sábado (28), 20h
União Samborjense x ABF (Série Ouro, oitavas de final, ida)