O Brasil estreia às 15h deste domingo (15) na Série A-2 do Campeonato Gaúcho Sub-20. O adversário do jogo no Bento Freitas é justamente o outro representante da região na competição, o Rio Grande. O acesso ao estádio será gratuito para associados rubro-negros em dia. Não sócios precisam pagar R$ 10.
O projeto da categoria de base do Xavante é terceirizado, fruto de parceria com a Associação Galera. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira no gramado do Sesi e na academia Aquafit. Dois atletas que integraram o elenco profissional neste ano fazem parte do grupo sub-20: o goleiro João Lucas e o meia Agustin Milar, filho de Claudio Milar.
O técnico Bruno Coelho conta com 30 atletas à disposição, mas deve ter desfalques. A maioria dos jogadores é natural de Pelotas e cidades da Zona Sul. Quatro deles, porém, foram trazidos pelo treinador do Paranoá (DF), clube pelo qual passou no primeiro semestre deste ano. A coordenação do projeto é de Everton Gantes e do ex-atacante Bira.
Preparação
Alguns testes da gurizada do Brasil foram divulgados, como a vitória por 2 a 1 sobre o Los Brocadores em 25 de agosto. No último dia 6 houve um jogo-treino contra o grupo profissional do Farroupilha, que se prepara de olho na Terceirona Gaúcha. O Fantasma venceu por 5 a 1 no Nicolau Fico.
Já o Rio Grande está disputando paralelamente um torneio estadual sub-20 da Sulicampe. O Vovô se classificou para a final e vai disputar o título contra o rival Riograndense. O Farroupilha participava da competição mas desistiu durante a primeira fase. Em contato com a reportagem, o motivo da decisão não foi informado.
Formato
Na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos grupos em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam aos mata-matas. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas garantem acesso à elite do Gauchão Sub-20 de 2025.