Começou oficialmente na noite desta quinta-feira (12) o novo mandato de Rodrigo Brito à frente do Esporte Clube Pelotas. Assembleia realizada na Boca do Lobo confirmou a sequência do presidente no cargo para o biênio 2025/26 ao lado dos mesmos vices da gestão anterior: Vinícius Conrad e Walter Carvalho.
“Estamos aqui devido a um grande apoio. Não só da torcida, mas também do Conselho e dos funcionários. […] Ninguém nos pediu pelo amor de Deus para ficar. Existiam outros nomes que poderiam assumir, jovens dirigentes com vontade também. Só que se optou pela continuidade do trabalho”, afirma Brito.
O processo eleitoral do Áureo-Cerúleo aconteceria em outubro, mas foi antecipado para setembro por conta do acesso à elite estadual. A pré-temporada de olho no Gauchão vai começar ainda neste ano. O executivo Filipi Cruz lidera a formação do departamento de futebol, que deve ter em breve a oficialização da permanência do técnico Ariel Lanzini.
Meta de cinco mil sócios
Entre as várias pautas em foco a partir de agora, Conrad destaca a importância de fortalecimento do quadro social. O vice-presidente cita a meta de cinco mil associados em dia para aumentar a receita do clube. Segundo o dirigente, uma campanha de sócios será lançada nos próximos meses.
“O departamento de futebol, a análise de desempenho, todo mundo já está organizando esse planejamento. Temos muitos jogadores sendo analisados, alguns sendo negociados, mas isso passa pelo financeiro”, diz Conrad. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve pagar cota líquida de aproximadamente R$ 850 mil ao Lobo, mas o vice-presidente faz ponderações a respeito da parte econômica.
“Muito se fala que vai vir muito dinheiro, mas se botar na ponta da caneta o valor que a gente gastou de folha esse ano, os encargos, mais funcionários, tinham pagamentos da federação, seja hospedagem, alimentação, hotel, ônibus, tinha ressarcimento. Na primeira divisão vem um valor fechado, então se botar na ponta da caneta não é muito diferente”, comenta Conrad. Entenda melhor sobre o assunto.
Walter Carvalho, que também já havia integrado a Executiva em gestões do ex-presidente GIlmar Schneider, endossa o discurso. “A gente tem que contar com a presença de mais pessoas que gostem do clube a ponto de dedicar a ele uma parte de sua vida pessoal para trabalhar em prol do clube. […] O futebol é coletivo dentro e fora do campo, ninguém faz nada sozinho. É preciso ter um conjunto trabalhando”, analisa.
Profissionalização, finanças e negócios
Ainda a respeito da temporada encerrada que culminou no retorno à elite gaúcha, Vinícius Conrad atrela o sucesso, em parte, à contratação de um executivo remunerado no departamento de futebol – Filipi Cruz. “A gente quer fazer isso em outros setores. Estruturalmente a gente está buscando parcerias, com algumas já em andamento, para que já comece para esse Gauchão algumas reformas”, projeta.
Nos últimos anos, um dos trabalhos da gestão envolveu o acerto de contratos de exploração de áreas do entorno da Boca do Lobo. Está prevista para setembro ou outubro a inauguração da unidade da rede de fast food Bob’s, com acesso pela avenida Bento Gonçalves. A parceria é vista como algo a se repetir no restante do mandato.
Aniversário
O Pelotas completa 116 anos em 11 de outubro e nas próximas semanas será divulgada o calendário das celebrações da data.