Caiu pela metade o número de participantes da Terceirona Gaúcha nesta temporada em relação ao ano passado. Se em 2023 foram 16 clubes tentando as duas vagas na Série A-2, agora são oito. Além dos quatro times da Zona Sul (Farroupilha, São Paulo, Rio Grande e Riograndense), apenas Real de Tramandaí e Gramadense voltarão a disputar a competição.
São Borja, Cruz Alta, Santo Ângelo, Elite, Riopardense, Novo Horizonte, Sapucaiense e Igrejinha integraram a terceira divisão gaúcha na última edição e desta vez ficarão de fora. O Tupi de Crissiumal, que foi rebaixado da Série A-2 de 2023 e teria direito de participar da Terceirona, também é ausência.
Questão dos estádios
Para a atual temporada, houve uma alteração nas exigências da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Edital publicado em 18 de junho orientava que os clubes interessados deveriam encaminhar até o dia 26 do mesmo mês um e-mail não apenas manifestando interesse em participar da competição, mas também laudos técnicos de liberação de seus estádios.
No ano passado, o edital que convocava clubes interessados não citava prazos para envio das documentações. Segundo informação publicada em GZH no dia 25 de julho, a necessidade de enviar os laudos antes da realização do congresso técnico foi um empecilho para o Tupi, por exemplo.
O tema envolvendo a liberação do estádio é o que impedirá o Rio Grande de mandar suas partidas no tradicional Arthur Lawson neste ano. O Vovô vai atuar como mandante na casa do vizinho Riograndense, o Torquato Pontes, conhecido popularmente como Colosso do Trevo – a distância entre os dois não chega a um quilômetro. O Farroupilha jogará no Bento Freitas.
Regulamento
Com a desistência do Elite, que chegou a integrar o grupo A, houve uma modificação nas chaves. Em uma delas estarão Apafut, de Caxias do Sul, e o rebaixado Guarani de Venâncio Aires, além de Real e Gramadense. Na outra aparece o quarteto da Zona Sul.
Após jogos em turno e returno dentro dos grupos, avançam às semifinais os dois primeiros colocados de cada chave. Os mata-matas são em ida e volta. Os dois finalistas sobem para a edição 2025 da Divisão de Acesso do Gauchão. No total, quem conquistar o acesso terá disputado dez partidas.
Terceirona 2024
Grupo A
- Apafut
- Gramadense
- Guarani-VA
- Real
Grupo B
- Farroupilha
- São Paulo
- Rio Grande
- Riograndense
Agenda | Terceirona
1ª rodada
21 de setembro
15h | Riograndense x Farroupilha
22 de setembro
15h | São Paulo x Rio Grande
Gramadense x Guarani-VA
25 de setembro
15h | Real x Apafut