O Bra-Pel ganhará novo capítulo em 2025 após três temporadas sem a realização do clássico. Nesse cenário, uma plataforma pioneira que registra a história do duelo pretende acrescentar ferramentas para fortalecer o arquivo na internet. É o BraPel Digital, criada em 2021 e disponível por este link.
As centenas de jogos entre Xavante e Lobo estão esmiuçadas no endereço virtual, idealizado pelo rubro-negro Juliano Freitas e construído com base em uma série de fontes como livros e jornais. Trata-se de um repositório multimídia com informações dos clássicos em texto, foto e vídeo.
Escalações, gols, estádio, data, competição e arbitragem são detalhados. O historiador Izan Müller e o livro de Jota Éder (“BraPel – Uma rivalidade no Sul do Rio Grande”) são outras fontes cruciais para a formação do arquivo.
Conforme a plataforma, aliás, haveria clássicos não registrados na imprensa, o que faria a quantidade ser de 426 duelos e não a de 366 habitualmente divulgada. De todos os gols já anotados no Bra-Pel, mais de 90 foram resgatados e aparecem em formato de GIF no conteúdo – o mais antigo deles no clássico de 1977 pela Seletiva do Brasileirão, anotado por Tadeu Silva para o Brasil.
Aumentar a variedade dos formatos de conteúdo é uma das metas para o próximo ano. O uso da inteligência artificial já foi anexado à plataforma, com capacidade de responder perguntas específicas a respeito da história do Bra-Pel. Para 2025, o projeto almeja ter tótens em lugares de grande circulação e imprimir cards de cada um dos clássicos.
BraPel Digital
Site: classicobrapel.com.br
Instagram/Facebook: @classicobrapeloficial
Metas para 2025
- Ações de divulgação interativa (cards impresso e tótens)
- Digitalizar jornais e revistas sobre os jogos para acrescentar à plataforma
- Remodelação do layout
- Ampliar estatísticas dos jogos
- Mapear vídeos de gols ainda não publicados