Festival Varietoca aposta na diversidade cultural
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira16 de Setembro de 2024

Iniciativa

Festival Varietoca aposta na diversidade cultural

Evento ocorrerá neste domingo e no próximo final de semana na sede da rua Dona Mariana, no Porto

Por

Festival Varietoca aposta na diversidade cultural
Grupo musical Batucantada é uma das atrações (Foto: Divulgação)

Ocorre neste domingo (8) a primeira edição do Festival Varietoca, um evento multicultural realizado pelo coletivo Retoca, das 12h até as 20h, na rua Dona Mariana, 1, no bairro Porto. A ação é pautada pelo tema O espaço das ausências, com o objetivo de proporcionar com que artistas invisibilizados tenham chance de apresentar suas produções. O projeto é financiado pelo Procultura Municipal de Pelotas, com apoio do Nugen-UFPel.

Na programação estão shows, exposições, artes cênicas, feira cultural, entre outras ações, retomando um evento semelhante que ocorreu por anos na antiga Ocupação Coletiva de Arteirx (OCA), que funcionou no mesmo endereço entre 2014 e 2019. O Varietoca também é uma oportunidade para que a comunidade conheça a proposta do Retoca, que ocupa agora a antiga sede da OCA. 

Legado mantido

A acadêmica da licenciatura em Artes Visuais Maíra Câmara Neiva, organizadora do evento, juntamente Felipe Cardoso, conta que o Retoca surgiu para resgatar o legado da antiga ocupação. Inspirados por uma biblioteca com livros e revistas deixadas no local, a dupla começou a pensar uma forma de retomar as atividades. “Aí pensamos em fazer a Varietoca pra trazer essa memória do coletivo”, diz a estudante.

Para a dupla, as ações que a OCA desenvolvia foram importantes não só para os universitários, mas para a comunidade de Pelotas. “A gente começou a sentir falta. Também entrou uma nova geração de alunos na Universidade que não conheciam esse trabalho. A ideia é continuar com esse legado”, explica Maíra.

Mesmo trazendo um novo olhar para a antiga ocupação, o Retoca buscou a parceria de Ana Panarelli, integrante da OCA. “A gente trouxe ela para trabalhar junto na exposição. É importante ter esse olhar de quem estava na primeira ocupação”, fala Maíra. Além deste final de semana, o projeto prevê a realização de mais uma edição, que ocorrerá no dia 15 deste mês, nos mesmos local e horário.

Programação 

Domingo( 8)

Feira Femeni

Exposição

apresentação cênica com Moracos e Linfout

Show musicais com Sofia, Banda Forrógodo e Batucantada.

Dia 15 

Feira

Exposição e Mediação

Ruidosa Alma (Apresentação cênica)

Shows musicais com 4llexyz, Xico Só e Marmo

Acompanhe
nossas
redes sociais