O navio-sonda Norbe VIII da Foresea, empresa líder no segmento de perfuração offshore, chegou a Rio Grande para manutenção programada em dique seco, no Estaleiro Rio Grande, da Ecovix. Esta será a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que uma embarcação desse porte será totalmente retirada da água para passar por serviços de limpeza, reparo e revisão geral.
A previsão é de que o navio-sonda fique pelo menos 20 dias no dique seco e depois retorne para o Rio de Janeiro, de onde partiu no último dia 22 de agosto, para concluir sua manutenção. A primeira e mais extensa operação desse porte, realizada de forma pioneira no país, ocorreu entre junho e agosto de 2023, quando o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água.
A Norbe VIII pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e foi a primeira sonda de perfuração de águas ultraprofundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina abaixo de 500 metros com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.