Depois de um ano sem o tradicional Desfile de 7 de setembro, os pelotenses poderão voltar a celebrar a data na avenida Bento Gonçalves. Desta vez, a homenagem à Pátria terá uma atração a mais. A Parada da Juventude ocorre logo após o desfile cívico-militar, e a abertura será com a Banda do Gonzaga, além de mais de 450 participantes de escolas municipais e projetos sociais.
A abertura oficial da semana da Independência do Brasil está marcada para as 10h deste domingo, no Altar da Pátria, com a chegada do fogo simbólico guardado desde o dia 20 de agosto no 9º Batalhão de Infantaria Militar. Para o evento, o monumento do canhão, em frente ao quartel do 4ºBPM foi recuperado após sofrer ato de vandalismo.
De acordo com o presidente da Liga da Defesa Nacional em Pelotas, André Luís Borges Pereira, por questões de segurança, a tradição em manter o fogo aceso na pira do Altar da Pátria precisou ser quebrada e o símbolo retornará ao Batalhão, onde fica até o dia domingo, dia 7. Ainda dentro das celebrações, às 20h do dia 4, uma sessão solene em Homenagem à Pátria, será realizada na Loja Maçônica Fraternidade n°3.
Nos 202 anos da Independência do Brasil, às 9h, em frente ao busto de José Bonifácio, na praça da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, a Loja Maçônica Antunes Ribas prestará uma homenagem ao patriarca da independência.
Já no Altar da Pátria tem a chegada da chama, a revista da tropa e o início dos desfiles às 10h. A abertura será com os batalhões do Exército. O Corpo de Bombeiros levará para a Bento um efetivo de 22 servidores e nove viaturas, entre elas um auto bomba tanque de 5 mil litros. Tem ainda a passagem dos órgãos de segurança da cidade com suas viaturas e sirenes que chamam a atenção, principalmente das crianças.
Parada
Para a Parada da Juventude, a Secretaria Municipal de Educação e de Desporto estará presente, sendo representada pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Márcio Dias (40), Luiz Augusto de Assumpção, (50) e Nossa Senhora de Lourdes (60), além dos projetos educacionais Sacada Cidadã (30 participantes), Vida Ativa (200 participantes), Quem Luta Não Briga (45 participantes) e Paradesporto (30 participantes).
Programação
Dia 1º – 10h – Abertura oficial da Semana da Pátria, no Altar da Pátria.
Dia 4 – 20h – Sessão Solene em Homenagem à Pátria, na Loja Maçônica Fraternidade n° 3
Dia 7 – Desfile Cívico Militar no Altar da Pátria com o dispositivo pronto às 8h30min e início às 9h com a revista à tropa