Foi num domingo, 28 de agosto, que ocorreu a inauguração da ponte sobre o Quilombo. A obra era uma importante melhoria para a zona agrícola de Pelotas e um clamor daquela comunidade. O evento foi acompanhado pelos moradores próximos que foram ao local “trajando roupas domingueiras”, conforme relatou o jornal Diário Popular de 31 de agosto.
A ponte foi inaugurada pelo intendente Pedro Luís Osório, que “na sua administração tinha conseguido levantar mais duas outras pontes, nos arroios do Padre e Ouro, além de reconstruir outra sobre o Pelotas. A tão aguardada cerimônia contou com a presença de um “garboso” esquadrão de cavalarianos, acompanhados por mais de 50 gaúchos, que carregaram a bandeira nacional.
A construção apresentava uma ponte dividida em dois vãos de 11 metros cada, “tem dois encontros e um pilar de alvenaria ordinária, cuja elevação é de 5,5 metros de altura”. A estrutura tinha ainda, entre outros detalhes, um parapeito “em forma de grade, feito de argamassa de cimento e areia e reforçado com pilares de cimento armado”.
Sem trânsito
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a ponte ainda existe e fica na estrada do Quilombo próximo a Subprefeitura do Quilombo no Bachini, 7° distrito de Pelotas.
O local recebeu uma outra ponte, adequada às exigências da atualidade. A construção de 1924 permanece ao lado, porém não se transita mais por ela.
Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense