O Sanatório Alice Velloso surgiu como opção hospitalar para a comunidade de Pelotas. Localizado no bairro Três Vendas, na época considerado fora dos limites do centro urbano de Pelotas, o hospital foi uma iniciativa do médico cirurgião Francisco Ferreira Velloso. De acordo com o Dicionário de História de Pelotas, organizado pelos historiadores Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill e Mario Osorio Magalhães, o empreendimento recebia pacientes com tuberculose e com problemas mentais.
“Normalmente esses pacientes eram mais abonados, mas o sanatório também atendia alguns ex-internos da Santa Casa.” Segundo os pesquisadores, em 1938 o hospital passou a se chamar Sanatório Franklin Roxo, homenagem ao médico psiquiatra da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que atuava no recém fundado Instituto Nacional de Alienados. Neste período foi construído um novo prédio e criada a especialização no tratamento de doenças mentais.
A implantação do Alice Velloso, nome da mulher de Ferreira Velloso, foi saudada pelos jornais de Pelotas. O primeiro prédio de 720 metros quadrados tinha, na frente, duas salas de cirurgia, com paredes em escaiola, piso com lajotas envernizadas e água fervente o tempo todo para esterilizar os instrumentos, destacaram os jornais. O local ainda tinha quartos, enfermaria e outras dependências consideradas modernas para a época.
Em 1948 foi criada a Associação Hospital Espírita de Pelotas, que abriu suas portas alguns anos após, também voltado para tratamento de doenças mentais. Diferentemente do Alice Velloso, que era para pacientes pagantes, o Espírita assistia aos carentes.
Segundo os pesquisadores, em 1968, o Sanatório Roxo passou a se chamar Clínica Olivé Leite, fechada em 2002. Cinco anos depois, o complexo do antigo hospital foi comprado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que passou a abrigar a maioria dos cursos da área de saúde.
Investimento
Em julho deste ano o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, deu as boas vindas à comunidade presente na cerimônia de entrega oficial de novos consultórios ambulatoriais no Campus da Saúde Dr Franklin Olivé Leite. Na ocasião foram iniciadas obras do hospital de Simulação Realística do RS, com a parceria da Lifemed e financiamento público. Este espaço permitirá testes e simulações de novos produtos, serviços e procedimentos, estreitando laços entre universidade e empresas para impulsionar a inovação.
Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense