A Malgi se prepara de olho na reta final da temporada. O jogo das 19h deste sábado (31) contra a tradicional rival Celemaster, de Uruguaiana, é o último da equipe pelotense na primeira fase da Liga Gaúcha de Futsal. Um empate mantém o time na liderança mas ainda não garante esse posto, que pode ser definido apenas na rodada final (veja a classificação no fim da matéria).
Ingressos para o principal duelo de futsal feminino do Rio Grande do Sul custam R$ 15 até esta sexta via WhatsApp (53 99952-0520) ou em contato direto com as atletas e membros da comissão técnica. Sábado o valor sobe para R$ 20. O confronto acontece no ginásio do Profut, casa da Malgi, na rua Garibaldi 150, região do Porto.
Momento
“A gente tem uma expectativa muito grande para a nossa equipe. O nosso plantel está muito qualificado. Os treinos nos mostram isso e os jogos que a gente fez até agora mostraram isso. A gente tem uma expectativa enorme para esses jogos finais para a Liga Gaúcha e para a Série Ouro que começa em seguida”, diz a ala Duda.
Citada pela atleta, a Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) é a outra competição estadual no 2024 da Malgi. O calendário foi fortemente impactado pela enchente vivida no Estado, como enfatiza o coordenador e treinador Maurício Giusti. Ele afirma que esta será a temporada com menos jogos em muito tempo.
“É um ano difícil em função das catástrofes climáticas e isso afetou todas as equipes, obviamente. O feminino já tem um calendário dificultado, com menos visibilidade, muitos times amadores jogando. Nesse quesito foi bem complicado. […] A periodização que a gente está acostumado a fazer é diferente. A motivação das atletas é diferente”, afirma.
Sequência
A equipe adulta da Malgi enfrenta a Celemaster e depois as atletas terão alguns dias de folga. A partir do meio de setembro a frequência aumenta de vez até dezembro. “Temos uma sequência pesada pela frente. As rodadas da Série Ouro são duplas [há jogos na mesma sede e no mesmo dia], tem viagens longas”, completa Maurício Giusti.
O treinador destaca uma viagem internacional agendada para o final do ano, ainda com destino e adversários não divulgados. Por isso, ele acredita que a reta decisiva da temporada é promissora. O time pelotense buscará quebrar a hegemonia da Celemaster na Liga Gaúcha e conquistar um título que vem batendo na trave.
Cunho social
Estabilizada como potência estadual na categoria adulta, a Malgi “está indo do jeito que consegue”, nas palavras de Giusti. Mas além do futsal feminino, o projeto se fortalece por meio das categorias inferiores. Cerca de 30 meninas integrarão as atividades das categorias sub-13 e sub-15.
Há ainda iniciativas de cunho social. Crianças de sete a 17 anos matriculadas na rede pública de ensino em Pelotas podem se inscrever e participar de aulas de futsal. Recentemente foi aberto o projeto de handebol, que também não tem custos para jovens de oito a 12 anos matriculados em escolas municipais e estaduais.