Três atletas de Pelotas estão entre os convocados para a seleção brasileira que disputará a 17ª edição do Mundial organizado pela Federação Internacional de Padel (FIP), entre 28 de outubro e 2 de novembro em Doha, capital do Catar.
Na lista divulgada nesta quarta (28) pelo também pelotense técnico Fabrício Bareño aparecem Gabriela Menna Barreto, 33, e Julia Giusti, 14. Em convocação oficializada há uma semana, Chico Gomes, 43, que vive na Espanha, foi chamado por Pablo Lima para a seleção masculina.

Mais jovem da lista da seleção feminina, Julia Giusti estreará na categoria adulta de um Mundial (Foto: Foco Radical)
Momento especial de uma parceria
Gabriela e Julia treinam em parceria no complexo Eleven Sports, em Pelotas. Elas representam diferentes gerações. A primeira acumula quatro participações no Mundial, enquanto a segunda vai estrear em um Mundial adulto – já esteve em uma convocação do Brasil para categorias inferiores.
Se Gabriela já disputou campeonatos mundiais em Portugal, Paraguai e Emirados Árabes, além do mesmo Catar na edição de 2021, Júlia Giusti viverá essa experiência pela primeira vez. Mais nova da delegação brasileira que vai viajar para Doha, a jovem fala sobre como recebeu a notícia da convocação.
“Foi a realização de um sonho para mim, porque esse ano especialmente, graças aos meus técnicos, dediquei muitos dos meus treinos a parte física, técnico e mental. Graças a eles consegui conquistar esse sonho. Acredito que vai ser uma experiência única e vou dar meu melhor para representar meu país e aproveitar esse momento lá”, diz Julia.
Prestes a acrescentar um capítulo como representante do padel brasileiro pelo mundo, Gabriela resume a novidade de agora estar acompanhada de um jovem talento que viu evoluir. “Muito legal compartilhar esse momento com ela”.

Chico Gomes vive na Espanha e competirá no Mundial pela oitava vez (Foto: Divulgação – World Padel Tour)
Oitavo chamado para Chico
Um dos principais nomes da história do padel brasileiro, Chico Gomes se prepara de olho no oitavo Mundial da carreira. O primeiro foi em 2002, no México. Nos 22 anos que se passaram, o atleta já disputou o campeonato na Argentina, Espanha, Portugal e Emirados Árabes.
Desta vez, uma das diferenças está na comissão técnica. Pablo Lima se aposentou das quadras no ano passado e agora, ao invés de companheiro de equipe, é o comandante da equipe brasileira. “Vai ser bonito ter ele de treinador, porém mais difícil sem ele como jogador”, brinca Chico.
Competição
Dezesseis seleções tentam o título em cada categoria – masculina e feminina. A primeira fase é dividida em grupos. Cada duelo entre seleções tem três jogos com duplas diferentes. O país que vencer duas partidas primeiro ganha o confronto.
Seleção brasileira feminina
Atletas
- Alessandra Barros
- Cristina Cirne Lima
- Fernanda Abarzúa
- Gabriela Menna Barreto
- Julia Giusti
- Luana Trautwein
- Manuela Schuck
- Susane Lenz
Comissão técnica
- Treinador: Fabrício Bareño
- Fisioterapeuta: Marina Garlich
- Médico: Eduardo Campara
- Preparador físico: Matheus Pacheco
Seleção brasileira masculina
Atletas
- André Freitas
- Francisco Gomes
- João Pedro Flores
- Julio Julianoti
- Lucas Bergamini
- Lucas Campagnolo
- Lucas Cunha
- Matheus Simonato
Comissão técnica
- Técnico: Pablo Lima
- Fisioterapeuta: Felipe Nakagawa
- Médico: Eduardo Campara
- Preparador físico: Matheus Pacheco