Processo eleitoral do Pelotas é antecipado para setembro
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira27 de Novembro de 2024

Boca do Lobo

Processo eleitoral do Pelotas é antecipado para setembro

Decisão foi tomada em reunião do Conselho Deliberativo nesta segunda (26)

Por

Atualizado terça-feira,
27 de Agosto de 2024 às 17:30

Processo eleitoral do Pelotas é antecipado para setembro
Edital deve ser publicado nos próximos dias (Foto: Tales Leal)

O processo eleitoral para definir a nova formação da direção executiva do Pelotas para o biênio 2025/2026 acontecerá já em setembro e não mais em outubro. A antecipação foi definida em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) do clube, realizada na noite desta segunda-feira (26). O motivo para a decisão é o calendário da próxima temporada, que começará em janeiro com a disputa da primeira divisão do Gauchão.

Um edital que estabelece prazos de inscrição e homologação de chapas será publicado em breve. Conforme o presidente do CD, Moacir Elias, há a expectativa de que até o fim de setembro o novo presidente – ou o mesmo, caso Rodrigo Brito siga no cargo – e seus vices estejam empossados.

Internamente, a ideia é que se forme apenas uma chapa. “O mandato atual da diretoria vai até novembro, e as eleições estavam previstas para outubro. Ocorre que o campeonato [Gauchão 2025] vai começar em janeiro pelas expectativas, e não é possível fazer o processo todo lá no final”, afirma Moacir Elias ao A Hora do Sul.

Pedidos por continuidade

Na reunião, todos os conselheiros que se manifestaram foram favoráveis a uma candidatura da atual gestão, encabeçada por Brito. O atual mandatário do Lobo diz à reportagem que tomará uma decisão até sexta-feira. Um dos vices, Vinícius Conrad afirma que aceitaria permanecer na executiva se o presidente também continuar.

O processo começará oficialmente com o lançamento do edital. Depois do período para inscrição de chapas, é a vez da homologação delas – ou de apenas uma, o que é a tendência nesse caso. Se houver homologação de chapa única, ocorre uma assembleia para aclamação, algo que vem acontecendo nos últimos processos eleitorais do Pelotas.

Se duas chapas acabarem homologadas, elas precisariam de ao menos um terço dos votos dos conselheiros para avançar no processo dentro do CD. “Sempre temos nossas ideias, cada um tem a sua. Eventualmente discordâncias de forma de fazer, mas o objetivo final é sempre o mesmo. Não vejo ambiente de divisão interna. O clube tem se mantido muito unido”, diz Moacir Elias.

Aprovação de contas

Outra pauta da reunião do Conselho foi a prestação de contas da temporada. O relatório teve aprovação unânime. Os conselheiros também debateram maneiras de angariar recursos para quitar compromissos financeiros do clube.

Acompanhe
nossas
redes sociais