Em parceria com a Associação Galera, o Grêmio Esportivo Brasil segue em preparação para disputar a partir do dia 14 ou 15 de setembro a Série A-2 do Estadual Sub-20. A estreia será contra o Rio Grande no Bento Freitas.
Os treinos acontecem de segunda a sábado no campo do Sesi e na academia Aquafit. Para tentar uma das duas vagas na elite da categoria, o Xavante contará com dois jogadores do grupo principal desta temporada. O goleiro João Lucas e o meia Agustin Milar.
João Lucas, de 20 anos, fez parte do elenco xavante desde o começo do ano, mas não disputou nenhuma partida oficial. Mesmo caso de Milar, filho do ídolo rubro-negro Claudio Milar. O meia uruguaio de 19 anos chegou ao Bento Freitas em abril para treinar com o time profissional como um período de avaliação. Em julho ele teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e passou a ter condições de jogo, mas Marcelo Caranhato afirmou na época que não utilizaria o jovem atleta nesta temporada.
Milar e João Lucas se juntam a um grupo de quase 30 jogadores comandando por Bruno Coelho. O treinador teve passagem pela base xavante em 2022. Ao Hora do Sul ele disse que o elenco do Brasil é formado por 90% de jogadores de Pelotas. Alguns ele já conhecia pela sua passagem anterior e outra parte foi aprovada em testes.
“Montamos uma equipe bem competitiva com as características do Brasil e vamos brigar para subir”, disse o treinador da equipe sub-20.
No domingo o Xavante enfrentou o Los Brocadores na Baixada e venceu por 2 a 1. Gols de Ryan e Leleco . “Conseguimos fazer um pouco do que estamos treinando e nos propondo de estilo de jogo”, disse Bruno Coelho sobre a atuação de sua equipe no jogo amistoso.
A ideia é que o Brasil Sub-20 tenha mais dois testes até a estreia no Estadual. O treinador informou que neste fim de semana poderá acontecer um amistoso contra o Farroupilha, mas não está confirmado.
Opções para o time profissional
Jogadores que tiverem atuações de destaque poderão ganhar chance do time xavante da próxima temporada. Bruno Coelho não citou nomes, mas projeta que no elenco sub-20 hoje tenham quatro ou cinco nomes com potencial para fazer parte no grupo de cima em 2025.
“A ideia é que o clube possa aproveitar os atletas. Nossa principal ideia é fornecer atletas para o profissional em condições de ajudar o Brasil. [..] Nós temos uns quatro ou cinco atletas que tem bastante potencial para jogar no profissional. Vai depender do desempenho coletivo para ajudar eles no individual”, completou.
Formato do Estadual
Na primeira fase, os clubes jogam entre si dentro dos grupos em turno único, com os quatro melhores de cada chave avançando para os mata-matas. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas vão garantir vaga para a Gauchão Sub-20 A-1 de 2025.
Tabela da primeira fase
1ª rodada (14/9 ou 15/9)
Brasil x Rio Grande
2ª rodada (28/9 ou 29/9)
Oriente x Brasil
3ª rodada (12/10 ou 13/10)
Cruzeiro x Brasil
4ª rodada (19/10 ou 20/10)
Brasil x Bagé
5ª rodada (26/10)
Ivoti x Brasil