Última semana para entrega do Imposto de Renda na região
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Receita

Última semana para entrega do Imposto de Renda na região

Na Zona Sul, 97,75% das declarações foram entregues; veja dicas e documentação necessária

Por

Última semana para entrega do Imposto de Renda na região
A partir de agora, aqueles que eram obrigados a entregar a declaração, mas não o fizeram dentro do prazo, estarão sujeitos a multas (Foto: Joédson Alves - Agência Brasil)

Na Zona Sul, a Delegacia da Receita Federal em Pelotas (composta por 22 municípios) informa que 228.120 declarações já foram entregues até a última sexta-feira. Esse quantitativo corresponde a 97,75% do total das declarações recepcionadas em 2023. O prazo extraordinário, concedido a 399 municípios afetados pelas enchentes, encerra-se às 23h59min59s do dia 30 de agosto.

Desse total, 85% correspondem ao preenchimento através do Programa Gerador da Declaração, 67% optaram pelo modelo simplificado, 53% têm imposto a restituir e 34% optaram por receber a restituição por pix.

Além da ampliação do prazo final de entrega das declarações nos municípios afetados pelas enchentes, todos os gaúchos tiveram prioridade nos lotes de restituição. O primeiro lote foi o de valor mais alto da história, com o pagamento de mais de R$ 1,1 bilhão só para o Rio Grande do Sul. O lote que será pago dia 31 também priorizará os gaúchos.

Quem deve declarar?

Devem declarar pessoas físicas que tiveram em 2023 rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90, como salários. Veja algumas dicas para facilitar o momento da transmissão de dados. Vale destacar que o programa da Receita Federal é auto explicativo e auxilia todo o preenchimento.

Documentação

Tenha em mãos os documentos necessários para a comprovação da sua realidade econômica (nem todas as pessoas vão precisar apresentar a lista completa de documentos exigidos, que segue na sequência): dados pessoais do contribuinte e seus dependentes; informações sobre bens móveis, imóveis e contas do contribuinte; documentos vinculados à renda (do contribuinte ou dependentes); documentos referentes a bens e direitos; documentos relacionados a pagamentos e deduções efetuadas; documentos de dívidas e ônus, e documentos referentes a rendas variáveis.

Dicas

Para aqueles que têm conta na plataforma Gov.br, o processo de entrega se torna ainda mais simplificado a partir da declaração pré-preenchida, pois o sistema da Receita já inclui os dados de cada cidadão em seus devidos campos. Após decidir o modelo mais vantajoso (completo ou simplificado), tenha atenção durante o momento de preenchimento e revise novamente antes de concluir a operação. Também é importante guardar todos os documentos do IR.

Acompanhe
nossas
redes sociais