O auditor-fiscal Fernando de Lorea é o novo delegado da Delegacia da Receita Federal de Pelotas (DRF). Presente no ato da posse, o superintendente da Receita Federal do Brasil na Décima Região Fiscal, auditor-fiscal Altemir de Melo, adiantou durante a cerimônia algumas das principais mudanças pelas quais passará a Receita Federal ainda em 2024.
Lorea, que é auditor-fiscal desde 1995, passou pelas cidades de Santo Ângelo, Porto Xavier e Jaguarão antes de ser transferido para Pelotas em 1998. Dentre os desafios do novo cargo, estará o de comandar a transição robusta do novo modelo de atuação da Receita Federal, que passará a ser mais orientativa e próxima do cidadão, assim como também contará com alterações na estrutura de gestão e administrativa.
Conforme o superintendente da Receita, o novo modelo será adotado em todo o país e deixará de ser feito a partir de territórios regionalizados e se tornará um sistema de especialização. “Os processos passarão a ser nacionais ou regionais, não teremos mais nenhuma delegacia jurisdicionante a partir de outubro. Cada unidade vai se especializar em um tema”, explica.
De acordo com o superintendente, Pelotas vai trabalhar a nível nacional no suporte da fiscalização. “Isso vai alterar muito da estrutura, por isso o desafio é gigante”, avalia Melo. Além de Pelotas, outras delegacias especializadas em fiscalização estarão em Novo Hamburgo e Santo Ângelo.