O piloto pelotense Jorge Ribeiro, conhecido como Jorginho Feio, vem de vitória na corrida extra da Fórmula Truck, chamada de Copa SpeedMax. A prova foi disputada no dia 4 de agosto em Londrina.
Jorginho Feio agora muda o foco para a corrida de Guaporé no dia 8 de setembro. O único representante de Pelotas na tradicional categoria do automobilismo brasileiro conhece bem a pista gaúcha e espera seguir o bom momento na temporada. “É uma das pistas que eu gosto, de alta velocidade”, diz o piloto de 37 anos ao A Hora do Sul.
Na Fórmula Truck são disputadas duas categorias paralelas: eletrônicos e bomba injetora. A diferença está na parte técnica dos caminhões. Em 2024, Jorginho Feio é o quarto colocado na categoria eletrônicos, 125 pontos atrás dos líderes Rafael Fleck e Túlio Bendo. Faltam mais quatro provas até o fim da temporada.
Jorginho Feio corre pela equipe Impacto Race e tem um quarto lugar conquistado na etapa de Campo Grande (MS) como o melhor resultado dentro da sua categoria no ano. A Copa SpeedMax é sempre realizada após as provas de eletrônicos e de bomba injetora. Os seis primeiros colocados de cada categoria ficam fora e o grid é invertido. Ela não conta pontos para o campeonato.
Paixão por caminhões desde adolescente
Jorginho Feio está em sua terceira temporada competindo na Fórmula Truck, a segunda completa. Ele relembra que a paixão pela categoria começou ainda na adolescência. O pelotense trabalhava em uma oficina e foi assistir a uma corrida. Desde então passou a acompanhar até fazer parte da categoria.
Mesmo participando de todas as provas, Jorginho Feio diz não se considerar um piloto profissional. Correndo contra grandes nomes do automobilismo nacional como Pedro Muffato, o piloto pelotense compete de igual para igual. Ele destaca que ser mecânico e mexer no próprio caminhão o ajuda a conhecer bem o equipamento que tem à disposição.
“É como se eu fosse um piloto que corresse há anos. Tem muito piloto profissional que não faz o tempo que eu faço. Como eu sou mecânico, eu mesmo mexo no caminhão na oficina. Tenho uma confiança gigantesca no caminhão. Eu sei o que eu tenho”, afirma Jorginho Feio.
Além de piloto, Jorginho Feio é proprietário de uma oficina de caminhões em Pelotas.
Fórmula Truck
A Fórmula Truck é uma categoria do automobilismo composta de caminhões preparados para corrida. A categoria, inicialmente, foi disputada de 1996 a 2017, quando acabou cancelada e muitos de seus pilotos organizaram a Copa Truck. A categoria voltou em 2021 como um campeonato à parte, organizado pela empresa de eventos GT Truck.
Em 2024 as corridas têm transmissão da RedeTV e do YouTube no canal da oficial da Fórmula Truck.
Provas restantes
8 de setembro | Guaporé
13 de outubro | Rivera (URU)
10 de novembro | Viamão
1º de dezembro | Cascavel