Fortes emoções aguardam o público neste domingo (25) no Jockey Club de Pelotas quando acontece a 3ª Reunião da Temporada 2024-2025. No último dos quatro páreos acontece um encontro de campeões do Grande Prêmio Princesa do Sul: Ghost Breakers, da família Barbosa, vencedor em 2023, enfrenta o atual campeão, Olimac, do Stud Kategoria.
A corrida marca ainda a despedida das pistas de Ghost Breakers, que aos nove anos será aposentado.
Triunfos em clássicos
Criado pelo Haras Santa Maria, de Araras (SP), um dos mais importantes do país, Ghost Breakers é filho de Wild Event (USA) com Rhumba Girl e estreou nas pistas em 2018, no hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. Em julho daquele ano veio a primeira vitória em páreo de 1,3 mil metros. A partir daí foram 53 apresentações no Rio, duas em Cidade Jardim (SP) e 14 no Cristal (PoA).
Na Gávea foram quatro vitórias e 34 colocações. Em Porto Alegre conseguiu sete colocações e duas vitórias, entre as quais o GP Estado do Rio Grande do Sul – Taça Governador do Estado em 2022. Logo depois, Ghost Breakers desembarcou em Pelotas para disputar o GP Princesa do Sul 2022. Mesmo com pouco tempo de ambientação, terminou atrás apenas do campeão Divino Coronilha, do Stud Lobão de Pelotas.
Em 2023, sob os cuidados do treinador Roberson Teixeira, Ghost Breakers escreveu o capítulo mais emocionante de sua biografia. Venceu dois dos três grandes clássicos do Jockey Club: o GP Cidade do Rio Grande e o GP Princesa do Sul.
Decisão pela aposentadoria
O comentarista de turfe e um dos proprietários do animal, Juliano Barbosa, conta que a decisão de aposentar o craque veio depois de a família desistir de levar Ghost Breakers para uma nova temporada no Cristal devido à idade. “Resolvemos garantir a ele o descanso que merece, afinal nos deu só alegrias e a maior de todas ao vencer o GP Princesa do Sul, o que sempre foi um sonho nosso. Então é hora de parar”, comenta.
A partir da próxima semana, Ghost Breakers deve trocar a cocheira na Vila Hípica do Jockey Club de Pelotas por uma fazenda no interior de São Lourenço do Sul. A ideia é que atue como reprodutor do plantel da propriedade.
Programação terá outros três páreos
O programa de corridas deste domingo no Jockey Club de Pelotas terá quatro páreos. As provas serão disputadas em 1,1 mil, 1,2 mil, 1,4 mil e 1,8 mil metros, sendo a principal prova do dia o Prêmio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fecha a programação.
Na despedida, Ghost Breakers não terá vida fácil. Além de enfrentar Olimac, enfrentará a concorrência de alguns dos melhores fundistas do Jockey Club de Pelotas, como Honest Bird, do Stud Kategoria, e Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas. O páreo conta ainda com o estreante Play do Iguassu, também do Stud Kategoria.
Conta a favor do craque da família Barbosa ser conduzido pelo jovem talento Kauã Gonçalves, que na primeira reunião da temporada venceu três das quatro provas e lidera a Estatística dos Jóqueis. O campeão Olimac será conduzido pelo tricampeão da Estatística, Leonardo Fonseca, atual segundo colocado no campeonato.
“Essa corrida tem todos os ingredientes necessários para entrar para a história, afinal coloca dois campeões frente a frente, sendo que um deles quer encerrar a carreira com mais uma foto da vitória. Vai ser memorável”, prevê o narrador Rogério Alves.
Serviço
As corridas no Jockey Club de Pelotas começam a partir das 13h30min e a entrada é gratuita. A aposta mínima custa R$ 2.