Paola Kirst lança novo álbum com o Kiai Grupo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira17 de Setembro de 2024

Música

Paola Kirst lança novo álbum com o Kiai Grupo

Músicos rio-grandinos repetem parceria, em novo projeto intitulado Redoma

Por

Paola Kirst lança novo álbum com o Kiai Grupo
Grupo venceu o prêmio Açorianos em 2018 (Foto: Divulgação)

Ao refletir sobre as multiplicidades de uma redoma, a cantora, compositora e performer rio-grandina Paola Kirst retoma a parceria com os conterrâneos e companheiros da Kiai Grupo, formado pelos músicos Lucas Fê (bateria), Dionisio Souza (baixo) e Marcelo Vaz (piano). Redoma, seu segundo álbum de estúdio em parceria com a banda instrumental, nasce do reencontro criativo entre os quatro musicistas.

Durante o processo criativo de Redoma, o quarteto se voltou para os sentimentos de enclausuramento e impotência, que retratam uma sociedade adoecida. Como contraponto, os musicistas também buscaram respiro no sentido de “proteção” da palavra, em que a potência do encontro com o outro é uma forma de acolhimento. O álbum conta com participações das cantoras Marietti Fialho e Gabi Lamas, da banda Psycho Delícia e do cantor, compositor e instrumentista Pedro Borghetti.

Com sonoridade inspirada em ritmos latino-americanos e rock psicodélico, o álbum retrata temas recheados de melancolia e sarcasmo, trazendo a voz inventiva da cantora como fio condutor. Além disso, os musicistas fizeram escolhas tentando ampliar o leque de referências sonoras, potencializando a comunicação com o público, por meio de referências da música pop, dos ritmos latino americanos e com letras mais sarcásticas.

Lançar essa obra agora, depois da tragédia climática do mês de maio, é uma vitória para o quarteto, revela o violonista e baixista Dionisio Souza. “Principalmente depois desses atravessamentos, a gente vem com esse som agora, que a gente tinha gravado há um tempo. Tem todo um significado para nós, de alegria, de ter botado para fora essas novas ideias”, fala.

Das 11 composições, sete delas são de autoria de Paola, algumas sozinha, outras em parceria. Desta vez o quarteto ficou um tempo junto para fazer uma pré-produção das músicas. “Ficamos escutando essas músicas juntos, trabalhando elas e já trabalhando algumas formas, fazendo a construção dos arranjos e depois a gente foi para estúdio gravar ao vivo”, relembra o baixista.

Troféu Revelação

A parceria entre Kiai e Paola teve início em 2018, com o álbum de estreia de Paola Kirst, Costuras que me bordam marcas na pele, lançado pelo selo Escápula Records, de Pelotas, que rendeu à artista o troféu Revelação no Prêmio Açorianos de Música. Os quatro são oriundos das periferias de Rio Grande e atuam com música autoral há mais de 10 anos.

Uma das diferenças de Costuras… para Redoma é que o primeiro álbum foi ensaiado nos palcos, mas neste disco, a pré-produção foi essencial para a escolha do repertório e do conceito com calma
Redoma foi gravado no estúdio Pedra Redonda por Wagner Lagemann e foi produzido por Guilherme Ceron. O álbum é um lançamento do selo Pedra Redonda.

Acompanhe
nossas
redes sociais