Leite faz balanço dos cem dias após as enchentes
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira28 de Novembro de 2024

Reunião de trabalho

Leite faz balanço dos cem dias após as enchentes

Governador do RS destacou a importância do trabalho do Conselho do Plano Rio Grande

Por

Leite faz balanço dos cem dias após as enchentes
Reunião foi realizada no Palácio Piratini. (Foto: Jürgen Mayrhofer - Secom)

O governador Eduardo Leite (PSDB) conduziu, na tarde desta quarta-feira (14), uma reunião de trabalho do Conselho do Plano Rio Grande, no Palácio Piratini, na qual foram apresentadas as entregas realizadas nos primeiros 100 dias após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

Leite destacou a importância do conselho, que é presidido pelo vice-governador Gabriel Souza (MDB), e falou sobre o andamento dos projetos do Estado para a reconstrução.

“Estamos acabando de fechar os 100 primeiros dias e temos vários projetos que estão evoluindo, em diversas áreas. O Comitê Científico está funcionando e já tem dado contribuições importantes. Estamos avançando, também, em questões como resiliência e adaptação climática, diques e sistemas de proteção, blocos de rodovias, soluções para aeroportos, causa animal e medidas econômicas – como o Pronampe Gaúcho e o MEI RS Calamidades”, afirmou o governador.

Desde os primeiros alertas meteorológicos emitidos pelo Estado, no final de abril, o governo gaúcho investiu R$ 1,6 bilhão em ações para mitigar os efeitos das chuvas e planejar ações de reconstrução.

O balanço elencou ações emergenciais do Plano Rio Grande, como qualificação de abrigos; implementação de Centros Humanitários de Acolhimento; conservação e manutenção de estradas, escolas e hospitais; auxílios financeiros para pessoas (Volta por Cima e SOS Pix) e empresas afetadas (MEI RS Calamidades); e benefícios tributários e linhas de crédito para empreendedores, entre outras medidas.

Acompanhe
nossas
redes sociais