As manifestações do setor agrícola, que iniciaram na semana passada, seguirão ao menos até terça-feira (13). Nesta manhã, produtores rurais de Pelotas, Arroio Grande e Canguçu estão se deslocando com tratores para a concentração em rodovias federais.
A categoria protesta contra a Medida Provisória de renegociação de financiamentos e reivindica do governo Federal ações mais robustas de apoio à recuperação do agronegócio.
Em Pelotas, o protesto iniciou às 9h no Capão do Almoço, na BR-116, e deverá seguir pela rodovia até a indústria Puro Grão, no Fragata. Já durante a tarde, o tratoraço com cerca de 40 veículos seguirá em direção ao Centro da cidade para uma manifestação em frente à prefeitura.
“Os protestos seguem porque a maioria dos produtores tem vencimento agora dia 15 e ainda não teve nenhuma resposta sobre prorrogação dessas dívidas e redução dos juros”, diz a produtora rural de Pelotas Tamires Paniz
Em Canguçu, tratores, máquinas agrícolas e veículos em geral estão em mobilização no Trevo do Lacerda, na BR-392, quilômetro 125. De acordo com os produtores, o plano é que na terça-feira (13) o tratoraço seja realizado novamente, reunindo o maior número de participantes possível, desta vez com deslocamento para o Centro do município. Às 10h, os manifestantes deverão se concentrar em frente à Câmara de Vereadores.
Já em Arroio Grande, os produtores rurais planejam até o final da manhã ocupar o principal trevo de acesso a cidade.