Conheça a trajetória dos candidatos a prefeito de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Eleições 2024

Conheça a trajetória dos candidatos a prefeito de Pelotas

Veja quem são Fernando Estima (PSDB), Reginaldo Bacci (PDT), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL) e Fernando Marroni (PT)

Por

Atualizado quinta-feira,
12 de Agosto de 2024 às 17:54

Conheça a trajetória dos candidatos a prefeito de Pelotas
Atendimento ocorre durante manhã e tarde no Paço Municipal (Foto: Heitor Araujo)

Definidos os cinco candidatos à prefeitura de Pelotas, conheça o perfil de cada político. A campanha eleitoral começa na próxima sexta-feira e, ao longo da próxima semana, o A Hora do Sul apresenta uma primeira rodada de entrevistas. Todos os cinco foram convidados e as entrevistas serão publicadas na ordem em que os nomes foram aprovados em convenção: Fernando Estima (PSDB), Reginaldo Bacci (PDT), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL) e Fernando Marroni (PT).

Fernando Estima

PSDB
58 anos
Natural de Rio Grande
Casado com Giorgett, pai de Fernando e Patrícia
Empresário, foi fundador da Ótica Estima em Pelotas. À frente da CDL, foi organizador da Fenadoce entre os anos 1990 e 2000 e organizou a Expoarroz. Na gestão pública, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo em Pelotas, liderou a revitalização do Mercado Central de Pelotas e a construção do Pelotas Parque Tecnológico nos governos de Eduardo Leite (PSDB) e Paula Mascarenhas (PSDB). No governo do Estado, foi superintendente do Porto de Rio Grande e diretor-superintendente da Portos RS.

Nas eleições deste ano, tem como vice a ex-diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina (UB), em coligação composta por dez partidos: PSDB, Cidadania, DC, Republicanos, PP, Podemos, PSB, União Brasil, PSD, Avante e Solidariedade.

Fernando Marroni

PT
68 anos
Natural de Pelotas
Casado com a vereadora Miriam Marroni, pai de Camila e Otávia
Engenheiro eletricista, foi servidor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e liderou entidades de classe, como a Asufpel e a Fasubra. Pelo PT, foi deputado federal por três períodos: 1999-2000, 2009-2014 e em 2015, deputado estadual entre 2019 e 2023 e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Em 2023 foi nomeado diretor-presidente da Trensurb pelo presidente Lula (PT), cargo que ocupou até maio deste ano. Também disputou a prefeitura de Pelotas em 1996, 2004, 2008 e 2012, quando não foi eleito.

Neste ano, disputa as eleições municipais em coligação composta pela federação PT-PCdoB-PB e pela federação PSOL-Rede. Sua candidata a vice é a professora e cantora Daniela Brizolara (PSOL).

Irajá Rodrigues

MDB
88 anos
Natural de Pelotas
Foi casado com Daisy Rodrigues, com quem teve três filhos: Wagner, Rogério e Rejane
Formado em direito e em línguas neolatinas, iniciou na política em 1962 como vereador na cidade de Marau. Foi prefeito de Pelotas por duas ocasiões: entre 1977 e 1982 e entre 1993 e 1996. Entre 1983 e 1991 foi deputado federal. Na Assembleia Nacional Constituinte, foi um dos líderes do então PMDB entre 1987 e 1988. Em 1998, 2002 e 2014 foi candidato a federal, mas não foi eleito. Em 2012, tentou ser candidato a prefeito de Pelotas, mas a chapa foi impugnada.

Neste ano, vai às urnas em chapa pura do MDB que tem como vice seu sobrinho-neto, Danilo Rodrigues, que recentemente foi gerente de negócios de governos do Banrisul em Pelotas.

Marciano Perondi

PL
41 anos
Natural de Descanso (SC)
Casado com Rafaela, pai de dois filhos
Advogado e empresário, é fundador do colégio Praça XV, em Pelotas. É proprietário da PR1 Construtora e Incorporadora, de Caxias do Sul, que assumiu a conclusão do edifício Torre Central Park, na praça Coronel Pedro Osório, em construção desde a década de 1990.

Disputa coligado com o PRD. Tem como vice a advogada e empresária Adriane Rodrigues (PL), filha do ex-prefeito e vereador Anselmo Rodrigues (PL), e que assumiu como deputada estadual em janeiro de 2003.

Reginaldo Bacci

PDT
63 anos
Natural de Pelotas
Casado, pai de Junior, Laís e Lucas
Formado em direito e economia com pós-graduação em direito tributário. Atuou na secretaria da Receita Federal por quase 20 anos. Foi conselheiro da OAB/DF, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas da Receita Federal e coordenador do Fórum de Carreiras e Categorias de Estado. Presidiu o Grêmio Atlético Farroupilha em 2014 e atualmente preside o Grêmio Esportivo Brazlândia. Mantém escritórios de advocacia em Pelotas e Brasília. Foi candidato a vice-prefeito em 2012 pelo PCdoB na chapa de Catarina Paladini (PSB). No PDT, coordenou campanhas em 2016 e 2020 e é presidente da sigla desde o ano passado.

Disputa este ano em chapa pura, com a professora Graziela Ramalho como vice.

Acompanhe
nossas
redes sociais