A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares implantava o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). A data foi comemorada em um evento no sábado, na Associação Rural de Pelotas. Em seu discurso, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, lembrou que o Promebo, desde sua criação, tem sido um pilar fundamental para o avanço da pecuária de corte no país. “O programa nasceu de uma visão audaciosa de elevar a qualidade genética dos bovinos brasileiros, e ao longo de cinco décadas, essa visão se materializou em uma revolução silenciosa, mas profundamente transformadora. Hoje, olhamos para trás e vemos uma trajetória de sucesso, marcada por inovações, dedicação e um compromisso inabalável com a excelência”, destacou.
A ANC tem origem na Associação do Registro Genealógico Sul Riograndense, fundada em Bagé, em 15 de novembro de 1921. A entidade foi constituída pelos criadores que registraram os produtos no Herd-Book Collares, criado em 1906 pelo Engenheiro Agrônomo Leonardo Brasil Collares, associados aos que inscreveram seus animais nos demais livros de registro genealógico mantidos pela Associação e pelos que a ela aderirem, na forma do Estatuto Social.
Sediada em Pelotas, a entidade não tem fins econômicos e é responsável, em todo o território nacional, pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional, de 33 raças bovinas de corte e mistas e suas cruzas, todas de origem européia, registradas e com o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura.
Fonte: https://www.herdbook.org.br/