O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou nesta segunda-feira (5) o ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre, Alexandre Garcia, por corrupção passiva. Em Pelotas, Garcia foi diretor-presidente do Sanep entre 2017 e 2020. Ele esteve à frente do Dmae entre 2021 e 2023.
Segundo o MP, desde que assumiu o cargo, Garcia solicitou e recebeu, através de um intermediário, R$ 517 mil de uma empresa terceirizada responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de manejo de águas pluviais de Porto Alegre. De acordo com o MP, esse intermediário é advogado e também foi denunciado por corrupção passiva. O nome não foi divulgado.
O promotor Flávio Duarte, do primeiro núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), afirma que Garcia teria recebido propina de forma direta e indireta em 22 ocasiões. “Os investigados receberam 5% de todos os valores que eram pagos pelo DMAE para a empresa terceirizada, dos quais 4% foram sacados em espécie e 1% por meio de operações bancárias”, destaca o promotor.
No ano passado, um empresário com contratos com a prefeitura da capital acusou Garcia e aliados de cobrar propinas na gestão do Dmae para que se interviesse em processos administrativos.
Procurado, Alexandre Garcia diz que está tranquilo quanto às denúncias e que está ‘disposto a esclarecer quaisquer fatos e informações junto ao Ministério Público’. “Tenho convicção da minha idoneidade e convicto de que a justiça se fará presente e em breve esse assunto restará encerrado”, disse.