Sindilojas prevê crescimento de 4,2% nas vendas para o Dia dos Pais
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Otimismo

Sindilojas prevê crescimento de 4,2% nas vendas para o Dia dos Pais

Calçados, artigos esportivos e perfumes devem manter a liderança entre os itens escolhidos

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Sindilojas prevê crescimento de 4,2% nas vendas para o Dia dos Pais
Dia dos Pais é a terceira data mais forte em loja de roupas (Foto: Rita Wicth)

Associada ao aumento do Índice de Potencial de Consumo (IPC) – que em Pelotas cresceu 7% em relação a 2023 e superou o percentual estadual, ficando na quarta posição geral do RS -, a expectativa do comércio local é vender 4% a mais neste ano em comparação a 2023. Itens como calçados, artigos esportivos, ferramentas, perfumaria e artigos para a cozinha devem manter a liderança entre as escolhas dos presentes.

Considerada a terceira ou quarta data mais importante para os lojistas (perdendo para Natal, Dia das Mães e rivalizando com Dia dos Namorados), o acréscimo nas vendas no período segue sendo de extrema importância para alavancar o comércio e a economia de Pelotas, avalia o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli. “Digo terceira ou quarta data pois nos últimos anos o Dia dos Namorados vem crescendo em número de vendas, devido às pessoas casadas ou que já vivem juntas também se presentearem, um universo grande de consumidores comprando produtos de todas naturezas”, explica.

Conforme  Antonioli, apesar da expectativa positiva de crescimento em torno de 4,2% na principal data de agosto, o índice ideal para recuperar as vendas afetadas em função das cheias do mês de maio seria de 5% a 6%. “O IPC reflete diretamente o número de habitantes e eles o faturamento do comércio. Se tivéssemos uma economia mais forte, talvez pudéssemos voltar a ser o segundo município com o comércio e serviços mais fortes do Estado”, pontua.

Comércio animado

Com promoções específicas para o Dia dos Pais, que vão desde preços especiais até novas possibilidades de parcelamento, lojistas já identificam maior movimentação nas vendas. De acordo com a gerente de uma loja, Cleusa Veiga, na data dos namorados a rede faturou 30% a mais do que em 2023. “Para o dia dos pais contamos com um crescimento de 20% no nosso faturamento do período, com os kits de produtos (que têm valor promocional) como carro chefe das compras que devem ter a média de preço em R$ 200”, diz.

Em uma loja de roupas, o dia dos pais é a terceira data mais forte e o volume de vendas em 2024 deve ter acréscimo entre 5% e 10%. “É um momento em que o comércio se movimenta, pois a data traz mais clientes para a zona central. Aqui na loja tem a linha Tal Pai, Tal Filho, acaba que a mãe vem presentear o marido e já compra para toda a família”, explica a gerente Luana Sosa.

Data para presentear

Para a consumidora Jaqueline Garcia, o momento é de pesquisa nos preços para posterior definição do presente. “Sempre presenteio o meu pai. Estou olhando jaquetas e meias como possíveis opções de presentes”, conta ela, que pretende gastar até R$ 150 no valor total presente.

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